quinta-feira, 10 de abril de 2014

Merecendo sem levar

Merecendo sem levar
Expresso segue jogando bem, mas o detalhe continua favorecendo os oponentes

O roteiro parece sempre o mesmo, e as pequenas alterações do script é que fazem a diferença de como se tem chegado ao final do filme. Previsivelmente, as dificuldades para pontuar seguem as mesmas, como foi alertado pela comissão técnica antes do início do certame, tendo em vista a tabela e a falta de preparação do conjunto para a Farroupilha.

São 3 derrotas em 4 jogos, sempre jogando bem em boa parte do jogo, mas sempre deixando a desejar em momentos pontuais, que estão cobrando a conta. No último sábado o time novamente perdeu por 2x1, outra vez pressionando o adversário até o lance final, mas as conclusões mal aproveitadas e erros bobos foram decisivos para a derrota.

O Expresso começou em cima, tirando espaços do Pirapora e impedindo que este passasse ao campo ofensivo, com uma marcação próxima e agressiva. José Staudt cobrou falta perigosíssima que o goleiro salvou jogando para escanteio antes mesmo dos 5 minutos; na bela cobrança de Bruno Rodrigues, Staudt quase anotou de cabeça subindo mais que a zaga.
Os jogadores expunham-se ao contato buscando colocar os ferroviários à frente, e principalmente Vinícius Guimarães era quem mais sofria com as chegadas fortes dos oponentes, o que resultou em lesão antes mesmo do final dos 45 minutos iniciais, apesar de seu preparo físico nível ultraman.

Cristian Pheula permanecia posicionado, enquanto Nathan Silva saía mais pelo flanco oposto nas laterais; Rodrigo Dresch e Artur Weiss impediam maiores infiltrações e os rivais praticamente não entravam na área. André Silva tentava articular com o ataque de Silvio Cargnin e Bruno Rodrigues, mas este jogava muito preso à marcação, e aquele fugia dela mas acabava se deixando bloquear novamente, dificultando a chegada à frente.

Aos 25 minutos o Pirapora achou um gol, o terceiro dado pelo Expresso na competição: cobrança de falta de longe, André Silva abriu a barreira, ela passou entre ele e Dresch e pegou Mateus Trombetta no contrapé. Pirapora 1x0.

O time permaneceu brigando em campo, dividindo e acreditando no resultado positivo. Rodrigues quase empatou depois que Cargnin passou-lhe a redonda dentro da área, mas o chute saiu raspando.

Aos 35 Matheus Rockenbach entrou no lugar de Guimarães, lesionado, e Bruno Rodrigues voltou a fazer a função que vinha fazendo em jogos anteriores, mais recuado pelo lado. Antes do fim do primeiro tempo Artur Weiss empatou escorando de canela cruzamento de Rodrigues pela esquerda após saída errada do guarda-metas, e André Silva teve o gol da virada impedido pelo zagueiro sobre a linha da meta.

Conforme havia sido decidido previamente, ao longo do segundo tempo foram sendo realizadas as modificações que permitiram a estreia de 3 novos jogadores no grupo: Pedro Fernandes, amigo do zagueiro Pablo Figueroa, e Henrique e Bernardo, ambos amigos do atacante Geverton Ost, e que por isso herdam este sobrenome na edição atual do Madrugada.

Fernandes já entrou querendo jogo, marcando em cima e saindo em velocidade quando os boêmios recuperavam a bola. Teve bom desempenho e ajudou a Rockenbach na chegada ao ataque; Henrique também demonstrou potencial, aparecendo para o jogo, tentando lances individuais e tabelando pelo meio para tentar quebrar a marcação do Pirapora. Porém a forte ação defensiva contrária o levou ao chão em várias oportunidades, em pelo menos 4 faltas marcadas para o Expresso. Bernardo demonstrou vigor na marcação e, a exemplo dos demais estreantes, personalidade para buscar e fazer jogadas. Chegou à frente em algumas oportunidades e não cedeu espaços para movimentações às suas costas.

O segundo tempo expressano foi bastante superior ao primeiro. Mais movediço, encurralou o oponente na sua metade do gramado e criou ótimas chances de marcar: Silvio Cargnin foi lançado por Artur Weiss na direita em velocidade no mano a mano com o adversário, que ele suplantou como se não existisse. Da entrada da área soltou a bomba no ângulo, canto do goleiro, que fez defesa espantosa salvando o Pirapora de sofrer a virada; Rodrigo Dresch cabeceou atrás do goleiro em cruzamento de José Staudt, mas foi abalroado por este no momento da conclusão. Perdeu o gol, mas serviu a Matheus Rockenbach livre na pequena área, que, no entanto, não conseguiu enquadrar o corpo para bater na bola e atirou desviado, perdendo linda chance.

Mesmo melhor em campo a coruja acabou levando o segundo, jogada de contragolpe que chegou à ponta esquerda, com Cristian Pheula na marcação ao avante. Este dominou e, destro, trouxe a bola para dentro e atirou seco, na gaveta, sem que Trombetta pudesse fazer agir.

O mau resultado impulsionou o Trem Fantasma ainda mais à frente. Marco Viola foi realocado na zaga, José Staudt para a cabeça da área e em campo se encontravam ainda Marciel Hein e Rodrigo Veiga, que retornava depois de 4 jogos de ausência. Pressionando sem parar, forçou o erro do lateral esquerdo, que livrou-se da bola para dentro da própria área, nos pés de Rockenbach, na marca do pênalti. O avante, todavia, quis ajeitar e bater rapidamente, ignorando o espaço que tinha para aproveitar melhor a jogada. Bateu fraco e torto, direto para fora, perdendo novamente grande oportunidade de empatar. José Staudt na última chance que teve o time de alcançar a igualdade, ainda tentou de fora da área, o goleiro bateu roupa, mas ninguém chegou para o rebote. Com o resultado os azulados seguem sem vencer na competição, mas em evolução técnico-tática, e também física. Na próxima rodada enfrentam outra pedreira, o Bazar Mimo, muito bem colocado na Farroupilha, e pontuar é importante para possibilitar uma campanha de recuperação na segunda parte do campeonato.

Expresso da Madrugada 1x2 Pirapora
PT = 1x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 05/04/14
Horário: 10h
Copa Farroupilha
Escalação: Mateus Trombetta –  Cristian Pheula, Rodrigo Dresch, Artur Weiss e Nathan Silva; Ricardo Toscani, Vinícius Guimarães, José Staudt e André Silva;  Silvio Cargnin e Bruno Rodrigues. (Bernardo Ost, Henrique Ost, Marciel Hein, Marco Viola, Matheus Rockembach, Pedro Fernandes e Rodrigo Veiga). DT: José Staudt.
Gol: Artur Weiss.


Nenhum comentário:

Postar um comentário