sexta-feira, 4 de abril de 2014

Grupo bom, jogo médio, resultado ruim

Grupo bom, jogo médio, resultado ruim
Expresso estreia com derrota na Farroupilha, e no sábado já sai em busca de reabilitação

Foi um jogo conturbado. Com pouco tempo para acertar o time, visto praticamente não ter tido pré-temporada, o Expresso entrou em campo quase sem conversar, quase sem aquecer e, ao longo dos primeiros 45 minutos, ficou quase sem jogar. Correndo a esmo, segurando a bola em excesso, geralmente até perder, e errando a maioria esmagadora dos passes, foi sendo dominado técnica e territorialmente pelo Menino Deus, que só não conseguia abrir o placar graças ao excelente posicionamento defensivo do time, a única coisa que de fato funcionou na etapa inicial.
Leandro Silveira e Nathan Silva fecharam muito bem os espaços pelo flanco, e no meio da área Artur Weiss e Cristian Pheula impediam a penetração na área boêmio-ferroviária. No entanto, o setor de articulação fazia partida sofrível, desorganizado e lento. Ricardo Toscani, de boa atuação defensiva, segurava até perder, indeciso com o que fazer com a redonda quando ela chegava; Vinícius Guimarães pouco conseguia tirar o time de trás, e quando avançava com a bola nunca mais a recebia de volta, exatamente o mesmo que ocorria com José Staudt pelo outro lado, que além de tudo ainda errava mais passes. André Silva descia para tentar armar o jogo que não chegava, e neste intuito amontoava o time na defesa, piorando as coisas ao tentar correr com a bola ao invés de fazê-la andar. Na frente, Marciel Hein, que iniciou bem mas foi perdendo força e desaparecendo ao tentar, também, girar em todas as bolas que recebia, e Geverton Ost, o melhor do meio para a frente, que conseguia sair da marcação do primeiro adversário mas tentava sempre o lance individual e sem companhia, sendo inevitavelmente desarmado mais cedo ou mais tarde a cada ataque.
Ainda assim o Expresso assustava nas cobranças de escanteio. Na primeira delas, Ost bateu  e Staudt desviou, bola que passou por todo mundo na cara do gol. Mais tarde, a melhor chance do time nos primeiros 45 minutos: Geverton Ost cobrou tiro de canto da esquerda, ela subiu e foi levemente desviada pelo guarda-metas, evitando o gol olímpico. Ela bateu no poste, voltou para o meio da área e Leandro Silveira tentou o arremate, mas foi bloqueado.
A poucos minutos do fim, 42, Nathan Silva foi atravessar a esfera na frente da área e conseguiu propiciar ao oponente o que os demais companheiros tinham tentado antes, porém sem sucesso: o gol. Ele saiu de um pênalti cometido por Weiss ao tentar cortar o cruzamento feito pelo MD ao recolher o passe errado da saída de bola azulada.
No segundo tempo a equipe voltou melhor, mais ligada no jogo, marcando com mais firmeza e tocando mais rápido. Com Marco Viola no lugar de Toscani e Sílvio Cargnin substituindo a Hein, o Expresso ocupou mais a metade de ataque do gramado e passou a criar boas oportunidades para empatar: Vinícius Guimarães roubou a bola e fez ótima jogada, largando para André Silva, que foi derrubado na entrada da área. Ost cobrou a falta raspando; José Staudt recebeu de Cargnin na área, dominou no peito e bateu de bate-pronto por cima, com o goleiro já batido; em lance ofensivo mais uma vez de Cargnin, o zagueiro lançou-se sobre a querida na tentativa de cortá-la, mas o fez com as mãos a um passo da área, falta direta que o árbitro Adriano, com histórico inacreditável de prejuízos ao Expresso, mandou cobrar em dois lances, e Ost acertou o poste. Na sequencia a coruja seguiu pressionando, e em lance de grande perigo o adversário recuou a nêga para o goleiro para impedir o gol, e ela foi defendida no interior da pequena área. O árbitro Adriano, então, absurdamente posicionou a barreira no local da infração e puxou a redonda para trás, ao invés de colocar a muralha sobre a linha e contar os passos para saber onde deveria ficar a bola. Assim, a infração foi cobrada quase fora da grande área, e com o avanço de todo o time do MD no momento do passe Staudt não conseguiu acertar o alvo e atingiu a barreira, perdendo mais uma excelente chance de empatar.
Depois de tanto insistir, os erros de conclusão cobraram seu preço e, num contragolpe rápido, Rodrigo Dresch, que havia entrado no lugar de Artur Weiss, perdeu na corrida para o velocíssimo avante, que entrou na diagonal e bateu cruzado, vencendo Trombetta e ampliando para os aurinegros.
O Menino Deus ainda conseguiu marcar o terceiro gol num erro de marcação na área expressana um minuto depois, praticamente matando o jogo. O Expresso fez suas últimas modificações com as entradas de Fernando Gutheil e Thiago Silva, e conseguiu descontar, finalmente, aos 30, pênalti sofrido por este último ao entrar na área cara a cara com o goleiro, que merceia a expulsão. Ost bateu com frieza e o Expresso tentou uma pressão final, sem, contudo, conseguir os mesmos espaços para concluir as jogadas que encontrou no início do segundo tempo. Na melhor delas José Staudt cobrou falta perigosa e o goleiro desviou para escanteio.
Destaque para o lance mais bizarro da competição, quando poucos minutos depois de sofrer o primeiro gol o Expresso levou uma bola no poste em voleio sensacional do adversário. Ela voltou na direção do capitão boêmio-ferroviário, que rebateu com nojo de volta para o meio, colocado que estava de frente para a meta, em direção ao zagueiro Artur Weiss. Este, atônito com o erro grotesco do companheiro, tentou rechaçá-la definitivamente para qualquer lugar, mas deu de sola nela de novo para a área, onde finalmente um batalhão expressano lançou-se sobre a esfera para afastá-la de vez, no que poderia ter se transformado no gol mais imbecil sofrido pelo time em toda a história.
Agora o Expresso volta a campo sábado, 12h, contra o Três Figueiras, necessitando de uma vitória para recuperar os pontos perdidos na rodada inaugural. Já estão confirmados os desfalques de Cristian Pheula, que perderá os dentes amanhã, e de Leandro Silveira, este no primeiro tempo, pois finge que trabalha...

Expresso da Madrugada 1x3 Menino Deus
PT = 0x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 15/03/14
Horário: 10h
Copa Farroupilha
Escalação: Mateus Trombetta –  Leandro Silveira, Cristian Pheula, Artur Weiss e Nathan Silva; Ricardo Toscani, José Staudt(C), Vinícius Guimarães e André Silva;  Marciel Hein e Geverton Ost. (Fernando Gutheil, Marco Viola, Rodrigo Dresch, Sílvio Cargnin e Thiago Silva). DT: José Staudt.

Gol: Geverton Ost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário