segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Expresso Pluvial: espírito incomparável

Expresso Pluvial: espírito incomparável
Treino do último sábado proporcionou demonstração definitiva da união do grupo azulado

Desde quinta-feira passada chove constante e torrencialmente em Porto Alegre. Nem assim, em pleno período de monções no Rio Grande do Sul e temperaturas em torno dos 10ºC, o Expresso resignou-se em permanecer parado. Comparecendo em bom número à piscina em que se transformou o já normalmente ruim gramado da PUC, 15 expressanos – entre eles o novo-velho técnico Vinícius Merlo, reassumindo o posto que é seu de direito, e Carlos Fernandez, ainda lesionado e que esteve presente apenas para apoiar os companheiros - tiveram o espírito que marca a filosofia do clube desde sua fundação, e compareceram ao trabalho tático realizado em condições subaquáticas.

Durante as mais de duas horas de treinamento foram trabalhadas movimentações de saída de bola, jogadas aéreas e triangulações ofensivas, que irão auxiliar a equipe no desafio que se aproxima de fazer boa campanha na UEFA.

O exercício serviu também para consolidar o entrosamento pessoal entre os jogadores, que cada vez sentem-se mais à vontade uns com os outros, e para criar as condições necessárias para a logística das preparações para os jogos, uma vez que a partir de agora serão realizados aquecimentos antes das partidas, o que dará ao time a possibilidade de já começar as disputas em condição ideal. Para o técnico Vinícius Merlo o trabalho foi fundamental, pois ajudou a unir os integrantes do elenco, provou a capacidade de mobilização da equipe e manteve os atletas em atividade, o que não aconteceu com nenhum outro time neste último final de semana.

Condições do “gramado” não foram suficientes para intimidar ninguém.



Forte teste consolida boas impressões
Empate em 1x1 com o Menino Deus no último dia 17 confirmou evoluções expressanas

Era importante seguir avançando na preparação para a UEFA. Depois de 6 compromissos desde o fim da Farroupilha, fazia-se necessário expor os marinho-celestes a um oponente ainda mais qualificado que os até então enfrentados, e nada melhor do que o time que aplicou no Expresso a sua maior goleada já sofrida em competições, 9x2, ainda neste ano, para garantir que as avaliações pudessem ter uma base de comparação melhor. No entanto, mesmo desfalcado de alguns jogadores importantes que vêm participando da nova formação, o resultado foi completamente diferente.

O 1x1 final, depois de um ótimo primeiro tempo em que o resultado mais justo seria uma vitória consistente indica forte melhoria no desempenho geral do time, demonstra evolução defensiva e reforça a impressão do acréscimo técnico que obteve o clube desde a última competição.

O jogo, porém, teve duas partes distintas: a primeira etapa, onde o Expresso dominou e criou ótimas oportunidades para marcar sem ceder nenhum lance claro para o adversário, e a segunda, que praticamente inverteu o panorama do jogo, ainda que o Menino Deus não tenha tido ocasiões vivas de assegurar a vitória.

Quem abriu o placar foi o Expresso, em grande jogada de triangulação pelo flanco direito, onde Silvio Cargnin recebeu e encarou a marcação, levantando na medida para o golaço de sem-pulo e pé esquerdo de Marciel Hein. Hein, aliás, que poderia ter ampliado depois de passar como quis pelo marcador e bater mal na saída do goleiro quando já aparecia completamente livre em frente à meta. O Menino Deus igualou em cobrança de falta perfeita que deixou o interino guarda-metas Marco Viola fincado no chão.

Na segunda parte o Menino Deus cresceu contando com a lentidão articular do Expresso, que passou a segurar a bola demais, errar muitos passes e a não recompor a marcação como fazia nos primeiros 45 minutos. Os jogadores tiveram que se desdobrar para garantir a manutenção da igualdade, pois não conseguiram articular nenhum lance de grande perigo e apenas defenderam-se, com garra incomparável, é verdade, durante todo o tempo.

O encontro serviu também para avaliar o condicionamento físico dos atletas, já que a estratégia adotada foi a de realizar as substituições de forma a não permitir saídas e entradas dos mesmos jogadores, proporcionando uma avaliação mais real das verdadeiras condições do elenco. O resultado não revelou surpresas, e a preparação física ainda precisa melhorar um pouco.

Agora o time fecha sua preparação no próximo sábado, 13h30, no Cantegril de Viamão diante do Gaudério, outra boa equipe e que fez campanha de superação na Farroupilha, garantindo classificação à segunda fase e conquistando ótimos resultados até o final da competição. No último embate entre os dois times, derrota boêmio-ferroviária por 2x1 com graves erros de arbitragem do senhor Adriano, o que não é nenhuma novidade.

Expresso da Madrugada 1x1 Menino Deus
PT = 1x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 17/08/13
Horário: 12h
Amistoso

Escalação: Marco Viola –  Leandro Silveira, Cristian Pheula, Artur Weiss e Pedro Rocha; Ricardo Toscani, José Staudt(C), Silvio Cargnin, Cristiano de Souza e Thiago Silva; Marciel Hein. (Fernando Gutheil, Geverton Ost, Olegário Rosito e Vinícius Guimarães). DT: José Staudt.
Gol: Marciel Hein

Nenhum comentário:

Postar um comentário