segunda-feira, 13 de maio de 2013

Volta das goleadas. Expresso eliminado!


Volta das goleadas. Expresso eliminado  
Entregando 4 dos últimos 4 gols sofridos, nem mesmo a reorganização tática salvou o time

Não faltou luta aos expressanos no último sábado, assim como já não havia faltado no penúltimo e em outros sábados anteriores. Na maioria deles, diga-se de passagem. No entanto, faltaram muito mais coisas. Tecnicamente sofrível, o time teve o castigo que merecia na Copa Farroupilha, e a eliminação com duas rodadas de antecipação num grupo de 9 clubes em que classificavam 6 serve de motivo para uma reavaliação completa do grupo de jogadores.

Neste último compromisso todos os gols saíram em erros individuais, assim como já havia acontecido contra o 11 Canarinhos, em vários contra o Menino Deus, e assim por diante. Erros primários de passe ou de posicionamento afundaram o time a profundezas até então desconhecidas, e agora somente a reestruturação pode colocar o clube de volta nos trilhos.

O começo do jogo, todavia, foi promissor. Logo a dois minutos Cristian Pheula fez boa jogada e abriu na esquerda para José Staudt, que cruzou com grande perigo para Marciel Hein no meio da defesa. Antes que o veterano avante conseguisse anotar, entretanto, apareceu o zagueiro para dar um tapa descarado na bola e evitar o gol, sendo, ainda, assinalada falta inexistente sobre o mesmo. Na sequencia José Staudt cobrou falta no segundo pau e Arthur Weiss subiu mais que todo mundo para testar com força a centímetros da trave direita, bola que ainda raspou na rede pelo lado de fora com o goleiro batido.

O Pampa não entrava na área, apesar do predomínio territorial. Sem profundidade nos lances, errava passes na tentativa de infiltrar, mas nenhuma vez o Expresso foi capaz de articular algum contragolpe perigoso, lento e incompetente tecnicamente para acertar 2 passes seguidos. Depois de errar mais uma vez, sofreu o primeiro gol em tiro violentíssimo e indefensável de fora da área. Aos 35 sofreu o segundo em lançamento de 60 metros às costas da linha defensiva. Com o 2x0 no intervalo ficou difícil para o time recuperar-se na etapa final.

Os problemas principais foram corrigidos na etapa final com a entrada de Vinícius Guimarães na meia-cancha e a retirada de um avante, já que ofensivamente não surtia efeito e defensivamente deixava a equipe exposta.

Os boêmio-ferroviários avançaram sobre o campo do Pampa e passaram a pressionar, ainda que sem muita penetração. Leandro Silveira entrou em substituição a Rodrigo Gladiador e deu mais mobilidade ao ataque, ajeitando de primeira e ingressando na área para tentar receber os cruzamentos. O time explorou bem as jogadas de flanco, mas os levantamentos foram perdidos por poucos centímetros. O melhor lance apareceu quando José Staudt fez levantamento de falta e Rodrigo Dresch ajeitou de peito para Marco Viola perder incrível oportunidade de dentro da pequena área, escorando de tornozelo pela linha de fundo. Ainda houve excelente chance de descontar quando Guimarães rolou para Staudt na entrada da área e este bateu por cima do alambrado ao invés de rolar para Silveira, que entrava livre na marca do pênalti.

Nos minutos finais mais uma vez o Expresso se complicou ao demorar para definir para quem passar a bola e entregou-a de presente para o adversário, que lançou o companheiro às  costas da defesa e Araldo Neto não teve alternativa senão cometer o pênalti, que foi cobrado com extrema categoria para definir o escore em 3x0.

No próximo sábado a equipe volta a campo para enfrentar o Gaudério e já aproveita para começar a preparação para a UEFA, daqui a longínquos 2 meses e meio. A ideia é manter a mobilização dos jogadores com amistosos em todas as semanas, dando mecânica de jogo ao esquema, além de buscar a evolução física do grupo de atletas e dar espaço para novos jogadores.


Expresso da Madrugada 0x3 Pampa
PT = 0x2
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 11/05/13
Horário: 16h

Copa Farroupilha
Escalação: Araldo de Souza Neto – Diego Rosner, Rodrigo Dresch, Arthur Weiss e Nathan Silva; Marco Viola, André Maders, Cristian Pheula e José Staudt(C); Rodrigo Gladiador e Marciel Hein. (Fernando Gutheil, Leandro Silveira e Vinícius Guimarães). DT: José Staudt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário