quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fim das goleadas contra o Expresso


Fim das goleadas contra o Expresso  
Equipe boêmio-ferroviária deu basta na humilhação e agora vai em busca do milagre

E foi assim que se encerrou o ciclo de fracassos retumbantes do Expresso na Copa Farroupilha. Com luta comum à sua história, com companheirismo dentro e fora de campo, e com o olhar no horizonte, os soldados expressanos demonstraram no último sábado que, de derrota em derrota, que vão brigar até a última gota de sangue pela classificação à segunda fase; que estão vivos; e que tem vergonha na cara!

Mudou tudo: da postura defensiva à organização tática; da luta pelo terreno à técnica para jogar, tudo foi diferente. Consciente da estratégia traçada para o jogo e mantendo-se fiel a ela, o time primeiro dedicou-se a neutralizar o oponente para depois procurar ameaçar no ataque. Não cedeu espaço algum para penetração na área, e num lance isolado, quando desperdiçou a posse da bola que possuía, cometeu a falta que resultou no golaço através do tiro direto de fora da área logo aos 12 minutos, impossível de ser evitado por Araldo Neto.
Não se abateu, no entanto, o elenco, e tratando de colocar a redonda no chão teve retenção de bola, teve aproximação e teve chegada à frente. Os cruzamentos e dribles, todavia, ficaram abaixo do necessário para dar ao time a chance viva, apesar de, em pelo menos 4 oportunidades, o momento ter se desenhado excelentemente para a anotação do gol, em lances onde o ataque foi pego em impedimento: duas com Marciel Hein, uma com Rodrigo Dresch e outra com Arthur Weiss.

Na segunda parte do jogo o avanço sobre o campo adversário foi ainda maior, tendo em vista que não mais acontecia a troca de passes qualificada no campo expressano por parte dos Canarinhos. Defensivamente perfeito, com Vinícius Guimarães e Cristian Pheula fechando os flancos e ajudando no combate a meias e atacantes; organizado na meia-cancha e com ótimo controle de bola e aproximação entre Fernando Gutheil, André Maders, Carlos Fernandez e José Staudt; e com velocidade na frente a partir das arrancadas de Bruno Rodrigues e Marciel Hein, o oponente dedicou-se exclusivamente a defender.

Com as entradas dos Rodrigos Veiga e Gladiador na vanguarda e de Marco Viola no meio o time ganhou mais fôlego para tentar o empate, e quase chegou ao gol em arremate violento de José Staudt de fora da área, em que o goleiro, batido, voou somente para fazer a foto. Veiga também tentou o tiro de fora, mas o guarda-metas estava atento e segurou firme. E no mais das vezes, o Expresso explorava os lances de faltas laterais e cruzamentos para tentar igualar, mas o excelente posicionamento da defesa laranja impediu, segurando-se de qualquer maneira, que os azulados conquistassem ao menos um ponto no embate, encerrado já sob a luz das estrelas.

Agora, para a partida de sábado contra o Pampa, tradicional adversário contra quem apenas a vitória interessa, o Expresso vai para sua derradeira oportunidade de fazer história nesta competição. Apenas as três vitórias poderão dar uma chance razoável ao time de passar, mas cada um dos passos depende da execução do primeiro deles. É a última rodada! Se sobrevivermos, teremos mais duas. Uma de cada vez. Até a vitória final!

Expresso da Madrugada 0x1 11 Canarinhos
PT = 0x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 04/05/13
Horário: 16h
Copa Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Vinícius Guimarães, Rodrigo Dresch, Arthur Weiss e Cristian Pheula; Carlos Fernandez, Fernando Gutheil, André Maders e José Staudt(C); Bruno Rodrigues e Marciel Hein. (Marco Viola, Rodrigo Gladiador e Rodrigo Veiga). DT: José Staudt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário