terça-feira, 20 de março de 2012

Estreia com derrota


Expresso estreia com derrota
Diminui ritmo no segundo tempo, paga por desatenção, e começa a Farroupilha perdendo

O time estreou contra o forte Pampa, vice-campeão da última edição do certame, na criativa Copa Bento Gonçalves, primeiro turno da Copa Farroupilha, disposto a brigar desde os primeiros jogos por uma boa classificação à fase de matas. Bem posicionado no meio e cadenciando o jogo melhor do que nos amistosos de preparação, chegava à frente com naturalidade, utilizando bem os laterais Felipe Pacheco e Vinícius Guimarães, fazendo a bola chegar em condições ao comandante de ataque, Rodrigo Gladiador.
O Pampa não tinha facilidades para articular na meia-cancha, mas aproveitava-se bem dos erros de passe expressanos para contra-atacar com perigo. Chegou com força em duas ocasiões, a primeira delas aos 10 segundos, mas não conseguiu concluir graças ao bom posicionamento dos zagueiros Artur Weiss e Rodrigo Dresch.
Gladiador era marcado de cima pelo ótimo zagueiro adversário, que, apesar da qualidade, geralmente apelava para as faltas na tentativa de pará-lo. Em boa jogada individual, todavia, o centroavante limpou-o para a esquerda e invadiu a área, sendo puxado na hora do chute. A Volksarmee pediu pênalti.
A coruja continuou insistindo e, em cobrança de escanteio de Rodrigo Veiga, o ataque dividiu no ar com o goleiro e a bola sobrou para André Silva na marca do pênalti, mas este concluiu mal, facilitando o corte pela defesa quase sobre a linha fatal.
A abertura do placar ocorreu quando José Staudt surpreendeu o guarda-metas ao cobrar falta da esquerda com violência, colocando o Expresso em vantagem. Depois disso, o time diminuiu o ritmo.
Recuando demais, possibilitou ao Pampa avançar sobre o seu campo e procurar o momento certo de atacar. Ainda que sem sobressaltar-se muito, tendo em vista que Carlos Fernandez e Gustavo Reichert faziam bom trabalho à frente dos zagueiros e iniciavam os lances com qualidade, o Expresso não conseguia articular contragolpes perigosos, em parte pela queda de movimentação, em parte pelos erros de passe. Ainda assim, criou duas boas chances de ampliar, a primeira em um levantamento bem direcionado de Felipe Pacheco, aparado de sem-pulo por Staudt e, na segunda, em cruzamento de André Silva para Gladiador, que bateu prensado com o zagueiro dentro da pequena área.
Com o jogo sob controle o Expresso cedeu o empate num erro lamentável de posicionamento. Após escanteio a seu favor, viu a zaga do Pampa rechaçar para a meia-lua, onde poderia haver um expressano pronto para arrematar a gol. Não havia. Além disso, o oponente tocou rápido e o companheiro arrancou em direção ao campo azulado, percorrendo 70m sem que ninguém o parasse, atirando na saída de Mazzarópi Dannenhauer para deixar tudo igual.
Pouco depois, em outra jogada rápida pampeana, a chegada ao flanco encontrou espaço para cruzamento rasteiro em direção ao meio da pequena área, onde o atacante antecipou-se à defesa para desviar de leve,  virando o placar. 1X2.
Todo o controle da partida havia sido perdido em dois erros de posicionamento, deixando o time atrás no marcador e obrigando-o a voltar a mobilizar-se caso quisesse reverter o panorama negativo. Mas em cima do gol contrário, Gladiador recebeu novamente em condições pelo meio e apostou corrida com o zagueiro, passando pelo goleiro e sendo derrubado na hora do chute. Pênalti, convertido por José  Staudt. 2X2.
Na segunda etapa, as equipes diminuíram o ritmo, o que acabou beneficiando o Pampa, que especulava apenas nos contra-ataques. O Expresso não apresentava profundidade, sem concluir de média distância e desperdiçando os escanteios e levantamentos para a área em faltas sofridas por Silva, Veiga e Gladiador, parados sempre pelo antijogo contrário sem que o árbitro tomasse qualquer providência. A melhor oportunidade quem teve foi Staudt, que cobrou falta raspando o ângulo do arqueiro, já batido.
Na metade do período, Tiago assinalou pênalti contra o Expresso em lance de cruzamento da esquerda que passou por todo mundo na frente do gol, aplicando cartão amarelo em Artur Weiss. Na cobrança, a bola perdeu-se pela linha de fundo.
O susto, no entanto, não teve o poder de acordar o time azul, que apesar da posse de bola continuava sem penetração. Aos 32, o castigo: em outra desatenção, propiciou ao rival pegar o rebote de escanteio livre na meia-lua, sem que Dannenhauer tivesse tempo de esboçar a defesa.
Ao final, a tentativa de pressionar na saída de bola a partir do resultado negativo esbarrou na falta de condicionamento físico e nas decisões questionáveis da arbitragem, que apitava em contatos microscópicos.
Aos 40 minutos, Weiss foi expulso por falta normal de jogo, o mesmo não acontecendo com o jogador pampeano que foi tomar satisfações com o zagueiro após o lance assinalado por Tiago. Na mesma ocasião, Gladiador foi excluído por reclamação, deixando o gramado com mais de 10 faltas sofridas, enquanto nele permaneciam aqueles que o impediram faltosamente de atuar, estabelecendo o escore final.
No próximo sábado o time vai a campo às 10h diante do Deportivo Porto Alegre, qualificadíssimo e tradicional adversário que estreou com empate em 3x3 contra o campeão da Farroupilha 2011, Mônaco. Para o pós-jogo já está marcada confraternização com churrasco, com maciça presença da Volksarmee mas nem tanto do elenco expressano, bastante desfalcado.

Expresso da Madrugada 2x3 Pampa
PT = 2x2
Local: Muradás, Canoas
Data: 17/03/2012
Horário: 16h
Copa Bento Gonçalves
Escalação: Alberto Dannenhauer; Vinícius Guimarães, Rodrigo Dresch, Artur Weiss e Felipe Pacheco; Gustavo Reichert, Carlos Fernandez, José Staudt(C), André Silva e Rodrigo Veiga; Rodrigo Gladiador. (André Lopes, Diego Fernandes, Fernando Gutheil, Leandro Silveira, Marciel Hein e Marco Viola). CT: Marco Silva.
Gols: José Staudt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário