quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Vitória da evolução do conjunto boêmio

Por José Staudt

Vitória da evolução do conjunto boêmio
Expresso dominou o Gaudério, anotou o gol no final e consolidou seu novo momento


        Já são 4 jogos amistosos de invencibilidade, com três vitórias seguidas. Tudo mudou desde a reformulação do sistema tático, e o triunfo sobre o Gaudério, equipe que igualmente disputará a UEFA a partir do dia 29, é a prova cabal de que o time mudou de nível e que está se preparando adequadamente para os desafios que enfrentará.
        No último sábado, dia 15 de Agosto de 2015, mobilizados para mais um teste de preparação, os boêmio-ferroviários organizaram-se para colocar em prática não só aquilo que vêm trabalhando nos treinamentos, mas também seguiram à risca a logística e os critérios que serão empregados na UEFA, como a escalação anunciada no horário estabelecido e a utilização somente dos jogadores que se faziam presentes, na hora marcada, para a etapa inicial.
        Começando sem muita fluidez para sair de trás, o Expresso errava muitos passes e marcava longe, permitindo a flutuação dos adversários entre suas linhas de marcação. Trabalhando especialmente no lado esquerdo de defesa do time, às costas de Allison Raupp, à frente de Giovani Boccardi e aproveitando-se da falta de entrosamento do estreante Matheus Nunes, o Gaudério forçava seu jogo no alemão da meia, que saía lá da frente para articular no espaço deixado pelo posicionamento azulado. Foi assim que criou sua melhor oportunidade, lance em que Alemão recebeu, avançou pelo flanco e chegou à frente de Mateus Trombetta, rolando para trás e servindo o companheiro que atirou nas mãos do guarda-metas celeste. Trombetta também salvou com os pés arremate da direita no início do jogo. No ataque, Dartagnan Noli igualmente permitia que os oponentes tivessem liberdade, sobrecarregando o setor de meio campo, obrigado a cobri-lo a todo momento devido à desatenção na saída da bola. 
        Passado o momento de instabilidade a equipe cresceu, e começou a fazer a redonda circular de pé em pé. Leandro Silveira coordenou bem a defesa, que respondeu dando mais segurança ao time, bem protegida que estava por Paulo de Tarso, em especial depois que Boccardi e Rafael Rancati aproximaram-se dos rivais a quem deveriam combater. Desse modo apareceu o toque curto e a troca de lado das jogadas, que ia desde a direita, onde saía com Matheus Corrêa, até chegar a Allison Raupp na esquerda, passando sempre por Paulo de Tarso, Matheus Nunes e José Staudt, obrigando o Gaudério a sair do lugar e abrindo espaços na sua defensiva.
        Após boa triangulação pela esquerda, Pedro Fernandes serviu Staudt, que cruzou com perigo entre o goleiro e a zaga para Noli tentar a conclusão, bola que foi rebatida para escanteio. Na cobrança, Noli tentou o gol em bate-rebate, mas não conseguiu concluir quando se encontrava dentro da pequena área. Mais tarde, Raupp recebeu livre, invadiu a área e demorou para servir Fernandes, oferecendo-lhe um míssil desgovernado. 0x0.
          Na etapa final, conforme estabelecido antes da partida, foram levados a campo todos os atletas que formavam o banco de reservas, a fim de dar oportunidade aos jogadores durante a preparação, com a previsão de retorno dos que iniciaram em caso de cansaço ou de necessidade técnico-tática.
         Entretanto, devido à estabilidade apresentada pelos substitutos, o treinador José Staudt optou por dar sequencia aos suplentes, que conseguiram amordaçar totalmente o oponente, apesar da falta de contundência ofensiva nos minutos iniciais.
        Na zaga, Fernando Gutheil, retornando de lesão, assumiu com qualidade a posição de líbero, liberando Leandro Silveira para retornar à sua posição pelo lado direito no lugar de Rancati e com Cristian Pheula pela esquerda na vaga de Boccardi. Não se ouviu mais falar em Gaudério. Allison Souza, na meia, articulava bem os lances no lugar de Staudt, e mesmo sem a afinação ideal com os companheiros do setor em virtude da participação eventual nos treinamentos, conseguia distribuir bem as jogadas, fazendo o time se mover. Sérgio de Carvalho e Francisco Peres protegeram a retaguarda, além de dar bom andamento na bola quando ela vinha de trás. E Douglas Lobi e Heider Alves, no ataque, passaram a incomodar com frequência o rival.
       Alves quase abriu o placar em jogada belíssima, onde aplicou chapéu antológico sobre o zagueiro e foi barrado na hora da conclusão; Lobi recebeu no meio e partiu a dribles em direção ao gol, fintando duas vezes o mesmo jogador para bater firme e só não marcar graças a desvio providencial do adversário; e aos 40 minutos, depois de desgastar completamente o time rubro-verde, Souza lançou Heider Alves às costas do lateral esquerdo, e o avante fantasma invadiu a área, passando pelo marcador e sendo atingido cinematograficamente. Pênalti! Gutheil atirou rasteiro, ela deu no poste e chocou-se contra a rede no lado oposto, gol que garantiu a vitória expressana e fechou a temporada de amistoso do clube antes da estreia na UEFA, marcada para 29/8, 15h30, contra o atual campeão do certame, o fortíssimo Ipanema. 

        Quinta-feira, 22h, o Expresso encerra a preparação pré-campeonato com treino na Soccer City, quando fará movimentações de aproximação, manutenção da posse de bola, troca de marcação e, dependendo do quorum, conclusões.


Expresso 1x0 Gaudério
PT = 0x0
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 15/08/15
Horário: 14h
Amistoso
Mateus Trombetta – Rafael Rancati, Leandro Silveira(C) e Giovanni Boccardi; Matheus
Corrêa, Paulo de Tarso, José Staudt, Matheus Nunes e Allison Raupp; Pedro Fernandes e
Dartagnan Noli. (Allison Souza, Cristian Pheula, Douglas Lobi, Fernando Gutheil, Francisco
Peres, Heider Alves e Sérgio Carvalho). Técnico: José Staudt.
Gol: Fernando Gutheil

Nenhum comentário:

Postar um comentário