quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Juiz fantasma reaparece na UEFA...

Juiz fantasma reaparece na UEFA...


Árbitro erra em dois gols do PSG, impede o Expresso de pontuar e é vetado pela diretoria 



Foi um jogo muito disputado, duro e leal. No entanto, o apitador não estava no mesmo nível das equipes, e alterou completamente o resultado final do embate, que poderia ter sido absolutamente distinto. A exemplo do que já havia feito contra o Corinthians, quando apontou falta inexistente em lance que poderia resultar no gol boêmio-ferroviário e acabou gerando a virada alvinegra aos 45 do segundo tempo na cobrança da infração, no último sábado, despindo-se de qualquer critério, prejudicou ambas as equipes ao longo dos 90 minutos, mas apenas o Expresso em jogadas capitais.

A partida transcorria normalmente, com o Trem Fantasma saindo na frente logo no início num golaço de Silvio Cargnin, que recebeu de André Silva no meio da defesa depois que este fez ótima combinação com Geverton Ost e chutou forte, bola que ainda bateu no poste antes de entrar. O PSG respondeu vindo para cima, mas o meio expressano fechava bem os espaços e permitia apenas arremates de meia distância, sem infiltrações. Mesmo assim o adversário quase igualou numa pancada da intermediária, que explodiu no travessão. O Expresso tentava os contragolpes e o PSG tinha a iniciativa ofensiva até que Tonny reapareceu.

Assinalando falta bisonha ao lado da área azulada em lance que era tiro de meta, permitiu ao oponente a sua jogada mais forte, a bola parada. A zaga marcou mal, o avante cabeceou no poste e, no rebote, quando Mateus Trombetta saía para a esquerda para tentar evitar o gol a redonda foi devolvida, também de cabeça, para a direita, matando o goleiro e estabelecendo a igualdade. Dali em diante Tonny começou a apitar tudo contra os rubro-celestes, mas no campo defensivo do Expresso. Em lances perto da área sua arbitragem seguiu sem nenhum critério, e jogada idêntica sobre Cargnin acabou em tiro de gol.

O jogo passou a se desenrolar muito mais no meio de campo, sem grande prevalência de nenhum dos lados sobre as ações da partida. Defensivamente o Expresso apresentava-se muito bem, firme na marcação com Fernando Gutheil, Cristian Pheula e Vinícius Guimarães atrás, e articulando saídas de contragolpe com Nathan Silva, que, por ansiedade, não foram melhor aproveitadas. Apesar dos passes errados de José Staudt, Ricardo Toscani saía bem com a bola, e cobria os espaços com perfeição. André Silva perdeu a chance de recolocar o time na frente na melhor ocasião de gol dos primeiros 45 minutos quando dominou no peito cru -zamento perfeito da direita de Vinícius Guimarães e, ao invés de bater, quis dar mais um toque. Perdeu tempo, não conseguiu arrematar e insistiu na jogada individual, com Ost, Cristiano de Souza e Staudt de frente para o arco. Chutou fraco nas mãos do goleiro.

Antes do término da primeira etapa Tonny mais uma vez interferiu, não só neste mas no jogo seguinte: Vinícius Guimarães foi atingido violentamente em jogada dividida por cima da bola, e parou. O juiz marcou lateral para o Expresso, e Guimarães seguiu reclamando e apontando para o local da lesão, que mostrava as marcas das travas da chuteira do adversário. O juiz, então, mais uma vez demonstrando descritério absoluto, solicitou ao bandeira seu depoimento, coisa que não fez quando da falta inexistente que originou o empate do PSG, mesmo com os boêmio-ferroviários cobrando outra postura. Irritado, apresentou cartão amarelo para o lateral direito expressano.

No segundo tempo o PSG voltou melhor. Pressionando, obrigou Mateus Trombetta a boas defesas, em especial numa cobrança de falta em que espalmou pela linha de fundo. Conseguiam espaços para articular as jogadas principalmente pelo lado direito da defesa quando Vinícius Guimarães foi realocado no meio para entrada de Marciel Hein, que apoia bem mas deixa espaços para triangulações. Com a lesão de Guimarães e a demora em alterar o panorama tático do time, com Gladiador vindo para o meio para dar uma trégua ao meia André Silva, que já estava cansado, o Expresso não resistiu por muito tempo e sofreu a virada: a jogada rápida, em toques de primeira, deixou Hein na saudade ao tentar antecipar uma bola dividida, e Cristian Pheula e Fernando Gutheil não conseguiram, por um milímetro, impedir os dois passes que deixaram o atacante contrário na cara de Trombetta, que nada teve a fazer. Depois do gol, houve a parada técnica.

Reposicionando o time, agora com Marco Viola no lugar de Vinícius Guimarães, ambos lesionados, André Silva de volta ao meio, Gladiador na frente e José Staudt mais livre para sair de trás, foram 25 minutos de pressão total boêmio-ferroviária. Cristiano de Souza quase marcou ao roubar a bola do zagueiro e bater rasteiro rente ao poste; José Staudt foi bloqueado no exato momento da conclusão depois de cruzamento de de Souza quando a redonda bateu em André Silva e sobrou para o capitão, que não conseguiu chegar primeiro com ela quicando a um passo da pequena área; Staudt não alcançou cruzamento de Cristiano de Souza em contra-ataque perigosíssimo pela direita; André Silva ganhou pela esquerda e cruzou mal para trás quando todo o ataque entrava livre para empatar; e, na melhor chance de todas, Silvio Cargnin recebeu de José Staudt livre na entrada da grande área, em projeção, cara a cara com o goleiro, mas adiantou demais. Ainda tentou o chute cruzado, e o arqueiro defendeu com os pés para escanteio, lance que poderia ter determinado a igualdade, o que já seria injusto para a coruja, que sofreu um gol advindo de jogada irregular. Aos 51 minutos, logo depois de a arbitragem ter assinalado impedimento inacreditável do ataque fantasma em passe de Gladiador para José Staudt entrar livre com o goleiro área adento, o PSG matou o jogo em outro gol ilegal, quando o centroavante, em completo impedimento, bloqueou a tentativa do zagueiro Marco Viola de chegar no atacante que estava em condições legais, e este atirou violentamente no ângulo e fechou o escore em 3x1. Após o apito final, Guimarães ainda levou o segundo amarelo e acabou expulso pelo péssimo juiz, que não apita mais jogos do Expresso em 2013.

Expresso da Madrugada 1x3 PSG
PT = 1x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 19/10/13
Horário: 14h

Copa UEFA


Escalação: Mateus Trombetta – Vinícius Guimarães, Cristian Pheula, Fernando Gutheil e Nathan Silva; Ricardo Toscani, José Staudt(C), André Silva, Cristiano de Souza e Geverton Ost; Silvio Cargnin. (Marciel Hein, Marco Viola e Rodrigo Gladiador). DT: Vinícius Merlo.

Gol: Silvio Cargnin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário