quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Expresso classificado !


Expresso dentro
Coruja vence líder e está classificado para segunda fase.

Épico. Assim pode ser adjetivada a vitória de 4x1 do Expresso da Madrugada sobre o Bazar Mimo, que garantiu a classificação dos boêmio-ferroviários para a segunda fase da Copa Uefa 2012. O triunfo foi conquistado diante de um cenário complicado. O adversário era o líder da chave com 100% de aproveitamento e, além disso, o Expresso tinha desfalques importantes. Mesmo com essas adversidades, o exército expressano entrou em campo determinado a atingir o único resultado que lhe interessava: a vitória.

O técnico Martin Both já tinha a escalação e a tática desenhada desde o meio da semana. No entanto, os atrasos de André Silva, Nathan Silva e Rodrigo Gladiador forçaram uma reestruturação na estratégia de jogo. E mesmo com as mudanças, todos os soldados de Both estavam focados e determinados.

O jogo começa na manhã escaldante de sábado. O termômetro marcava 50° C na sombra. Nos primeiros 15 minutos, o Bazar Mimo era o dominador das ações. Recuado e esperando a hora certa para dar o bote, o Expresso se limitava a conter o adversário em seu campo de defesa. Este não tinha paz nem mesmo no meio de campo, onde os atacantes Leandro Silveira e Fernando Gutheil perturbavam sua saída de jogo. Na primeira vez que o Expresso cruzou a risca de meio de campo, Fernandez lançou Leandro Silveira pela esquerda, mas a bola caiu nos pés do lateral oponente que fazia a cobertura. Porém, esse cochilou. Esperto, Silveira roubou a redonda e, da entrada lateral da área, encobriu o goleiro, que ficou no meio do caminho. A bola, caprichosa, entrou mansinha, mansinha. 1x0.

Depois do gol, o Bazar Mimo ampliou seu domínio na partida. As jogadas tinham mais velocidade e profundidade, porém sempre encontravam um Expresso muito bem postado. Até que o homem de preto surge marcando um pênalti inexistente para o Bazar. O zagueiro Angelo Zanetti desarma o atacante rival dentro da área, mas o juiz enxerga falta. Na cobrança, o jogador do Mimo desloca o goleiro Araldo Neto, que não sai na foto. 1 x 1.

O empate já era suficiente para o Expresso obter a classificação. Com esse resultado, os boêmios só ficariam de fora se o Aliança vencesse por 9 x 0 na rodada. Por isso, a equipe do professor Both mantinha a estratégia de jogo traçada desde o início. O muro formado por Viola, Fernandez, Guimarães e Hein era extremamente eficaz. Quando os implacáveis marcadores expressanos conseguiam recuperar a bola, o ataque era a principal alternativa de desafogo. Foi aí que a inteligência de Fernando Gutheil foi importante para o time. O avante conseguia reter a bola para a equipe respirar. Isso incomodava os rivais. Foi então que o lateral contrário cometeu falta em Gutheil na intermediaria pelo lado direito. Na cobrança, Diego Rosner cruzou a bola no peito do centroavante ferroviário. Gutheil divide com o defensor, levando vantagem. A bola fica viva na área e, de carrinho, ele consegue desviar, de bico, no canto do guarda-metas. Mais uma vez, o Expresso estava na frente. 2x1.

O Bazar Mimo tentava o empate antes do intervalo. No lance mais perigoso, o ataque levou vantagem pela esquerda. O cruzamento rasteiro, venenoso, tinha endereço certo para o centroavante rival, porém antes surgiu Marco Viola, o dono do meio-campo, para salvar a retaguarda expressana com um balão em direção aos maricás que ficam atrás de um dos gols. Era o último ato do primeiro período.

No meio-tempo, o professor Both mexeu no time. Gutheil deu lugar a Fábio Jorge, Marciel Hein saiu para entrada de André Silva e Zanetti deixou o time para o ingresso de Nathan Silva. Com essa última alteração, Felipe Pacheco, que começara o jogo na lateral-esquerda foi deslocado para a defesa junto com Rodrigo Dresch. Logo no início da etapa final, o adversário chegou forte. O ataque do Bazar Mimo conseguiu envolver a defesa do Expresso. O atacante ingressou livre na área, mas quando tentava a conclusão Araldo Neto estava em cima para abafar e evitar o empate. No lance, Vinicius Guimarães ficou no chão se retorcendo em câimbras. No seu lugar, Artur Weiss entrou para desempenhar o papel de volante guardião da defesa.

Logo na sequência, o desafogo do Expresso. Em contra-ataque, André Silva lançou Fábio Jorge pela direita. Rápido como uma flecha, ele cruza rasteiro a meia altura. Desesperado, o zagueiro do Bazar Mimo tenta cortar e acaba tocando para as próprias redes. 3x1. O time dava um passo gigantesco para a classificação. A vantagem, porém, não mudou a sua postura, que continuava sólida no seu propósito de marcação. O jogo nesse momento era nervoso. O Bazar Mimo foi com tudo para cima, abusando de cruzamentos. Nesse instante, Pacheco e Dresch foram verdadeiros gigantes, cortando praticamente todas as bolas que eram alçadas na área expressana. O rival conseguiu criar ao menos duas chances em chutes cruzados que passaram perto da meta defendida por Neto. Pouco depois, o arqueiro do Expresso quase foi vilão em uma saída de gol. Na aterrissagem da ponte, a bola escapou de suas mãos e encontrou o atacante do Bazar Mimo, que chutou para o gol. Já sem Araldo Neto e prestes a cruzar a linha do gol, Rodrigo Dresch, da direita, e Nathan Silva, da esquerda, se jogam em direção à esfera, desviando sua trajetória para escanteio.

Depois disso, o Expresso chegou ao quarto gol em mais um contragolpe. André Silva chutou em direção ao gol e o goleiro adversário bateu roupa, deixando à feição para Jorge apenas empurrar para dentro: 4x1. A vitória do Expresso estava sacramentada.

Depois, a defesa azulada se limitou a rebater todas as bolas próximas a sua meta. No final, o ferrolho boêmio-ferroviário contou com a entrada de Aleksei Fernandez no lugar de Rosner. No ataque, Rodrigo Gladiador entrou no lugar de Leandro Silveira e ainda teve tempo para desfrutar da posse de bola e criar situações de gol. Com o resultado, o Expresso da Madrugada avançou para a segunda fase. Agora terá pela frente All Blacks, ABC e, novamente, Bazar Mimo. A nova batalha já começa na próxima quinta-feira contra o mesmo adversário desta inesquecível jornada, às 12h. E é hora do Expresso da Madrugada continuar acelerando com potência máxima, pois só assim será possível alcançar a vaga na semifinal.

Expresso da Madrugada 4x1 Bazar Mimo
PT = 2x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 10/11/2012
Horário: 10h

Copa UEFA
Escalação: Araldo de Souza Neto – Diego Rosner, Angelo Zanetti, Rodrigo Dresch e Felipe Pacheco; Marco Viola(C), Vinícius Guimarães, Carlos Fernandez e Marciel Hein; Leandro Silveira e Fernando Gutheil. (Nathan Silva, Artur Weiss, André Silva, Rodrigo Gladiador, Fábio Jorge e Aleksei Fernandez). DT: Martin Both.
Gols: Fábio Jorge(2), Fernando Gutheil e Leandro Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário