terça-feira, 2 de outubro de 2012

Expresso joga bem e vence a primeira na UEFA !


A cara do Expresso
Boêmio-ferroviários batem o líder por 4x0, encerram sequência de derrotas e alcançam G4

Com um time perfeitamente equilibrado, bem posicionado, vibrante e aguerrido, conseguiu a coruja, desde os movimentos iniciais, neutralizar as melhores jogadas do Borrachos e impor seu ritmo, trabalhando a bola com qualidade no meio, avançando pelos flancos e chegando em condições de escolher a melhor alternativa para buscar o gol.

Ainda assim, num descuido de posicionamento, foram eles que tiveram a primeira oportunidade da tarde, lançamento longo que pegou a defesa desarrumada e pedindo um impedimento que não havia. O atacante avançou pela esquerda, entrou na área, mas não conseguiu a conclusão perfeita, perdendo ótimo lance.

A partir daí o Expresso começou a dominar amplamente a meia-cancha, o que trouxe tranquilidade ao time, mais compactado e movediço. Variando as investidas pelos diversos setores, desarticulou o sistema defensivo contrário, e as situações vivas passaram a acontecer. Rodrigo Gladiador foi acionado pela esquerda e passou pelo marcador com facilidade, cruzando rasteiro para Fernando Gutheil lançar-se de carrinho um milésimo de segundo atrasado, perdendo o gol.

Com um toque de bola envolvente o time ameaçava constantemente a meta oposta. José Staudt, Jefferson Silva e Carlos Fernandez tentaram arremates de fora da área, numa clara demonstração de controle dos espaços no campo adversário. Até que aos 25 minutos o Expresso recuperou a esfera na defesa e saiu com toques rápidos no contragolpe. De primeira, Fernandez achou Staudt em projeção pelo lado direito. O passe já chegou a ele na entrada da área, e com mais um toque, ganhou o tempo que precisava para calibrar o cruzamento. De pé direito levantou atrás do zagueiro que marcava o centroavante Gutheil, que já subiu completamente livre e testou firme no ângulo, contrapé do goleiro, Expresso 1x0.

O time, todavia, não parou, e continuou buscando ser ofensivo. Staudt mais uma vez chegou à frente, agora pelo lado esquerdo. Recebeu de Nathan Silva e passou pelo marcador, levantou a cabeça e serviu Gladiador na área. O avante dominou, trouxe para o pé direito e soltou a bomba, bola que passou muito perto do poste direito da meta. Na sequencia André Silva fez ótima jogada pela esquerda e conseguiu achar Gladiador do outro lado, novamente em condições de finalizar. Ele demorou um pouco, mas saiu da marcação, disparando violentamente rente ao poste do goleiro já batido.

A organização tática do time era muito boa, e os jogadores cumpriam o estabelecido na preleção com fidelidade máxima. Rodrigo Dresch e Felipe Pacheco tiravam os espaços dos perigosos avantes rivais, facilitando as intervenções precisas do arqueiro Dagoberto Trento. Jefferson Silva e Nathan Silva, além de darem suporte ofensivo aos articuladores e atacantes, desafogavam a defesa com uma saída de qualidade e constituíam-se em peças importantes de cobertura, sendo protegidos quando avançavam por Carlos Fernandez e Marco Viola, que dominavam a intermediária de defesa azulada e ainda iniciavam com grande qualidade os ataques, com passes de primeira.

O Borrachos, até então merecidamente o líder da competição, demonstrando evolução técnica a cada nova disputa, chegava, no entanto, apenas vez por outra com perigo, especialmente até os 35 minutos, mas um movimento tático boêmio-ferroviário bloqueou a alternativa contrária, que praticamente se extinguiu.

O placar de 1x0 no intervalo encobria parcialmente o amplo domínio expressano, não traduzindo o maior volume de jogo, as melhores oportunidades de gol e a imposição técnica em números.

No retorno, porém, isto também mudou, e, após um início equilibrado, com o Borrachos apertando a saída de bola e o Expresso abrindo-se desnecessariamente na ânsia de ampliar, Gladiador foi acionado pela direita e passou por dois marcadores antes de ser derrubado quase na meia-lua da área. José Staudt, então, cobrou com perfeição a infração e marcou o segundo, dando ainda mais confiança e tranquilidade ao time.

A partir daí não mais o adversário ameaçou. Dominado, não pôde impedir a movimentação intensa e organizada do esquadrão noctívago, que, então, construiu ainda mais oportunidades vivas de marcar: Fábio Jorge, promovido em lugar de Rodrigo Gladiador, e Bruno Fernandez, que substituiu a Carlos Fernandez, infernizaram a defesa com lances de velocidade e aproximação, levando vantagem sempre que acionados. Marciel Hein, que primeiro entrou na frente e depois foi recuado para a meia, perdeu gol feito na cara do goleiro, batendo de pé direito da entrada da pequena área para defesa salvadora do último homem contrário; André Silva ganhou a jogada na intermediária de ataque, passou pelo marcador e bateu para fora; Bruno Fernandez passou como quis pelo marcador e foi agarrado na entrada da área: Staudt cobrou a falta no travessão.

Jogando com inteligência, o Expresso mantinha a posse de bola com categoria – agora com Vinícius Guimarães no meio assumindo a função de Viola –, trocando passes, fazendo o tempo passar, e aproveitando o desespero do adversário para encontrar espaços para continuar sendo agudo. Staudt lançou Fábio Jorge em velocidade pela esquerda, e este partiu atrás da redonda com o zagueiro adversário a acossá-lo. Passou voando por ele antes de entrar na área com um toque de cabeça que o deixou em frente ao arco. Com qualidade, desviou mansamente no canto, no lado oposto, e matou o jogo.

O Expresso ainda conseguiu fazer mais um com André Silva, após escanteio de seu irmão Nathan, fechando o placar num golaço de sem-pulo.

Expresso da Madrugada 4x0 Borrachos
PT = 1x0
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 29/09/2012
Horário: 14h
Copa UEFA

Escalação: Dagoberto Trento – Jefferson Silva, Rodrigo Dresch, Felipe Pacheco e Nathan Silva; Marco Viola, Carlos Fernandez, José Staudt(C) e André Silva; Rodrigo Gladiador e Fernando Gutheil. (Bruno Fernandez, Fábio Jorge, Marciel Hein e Vinícius Guimarães). DT: Marco Silva.
Gols: André Silva, Fábio Jorge, Fernando Gutheil e José Staudt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário