terça-feira, 7 de abril de 2015

Hora de aparecer a cara feia do Expresso

Por José Staudt


Hora de aparecer a cara

feia do Expresso

     Queda na tabela exige modificação anímica e estrutural. Recuperação precisa vir logo


     Novamente o resultado não foi o esperado. O time boêmio-ferroviário errou demais e foi derrotado pelo Pirapora por 4x1, de virada, e agora vai ter que confirmar a fama de Trem Fantasma para alcançar a classificação à segunda fase.
     Jogando novamente no sistema 4-3-3, que lhe dá maior fluidez ofensiva, foi logo tentando capturar a iniciativa do jogo para impor ao oponente sua estratégia. Até os 15 minutos foi exatamente o que aconteceu, com o Expresso ocupando o campo de ataque, apertando a marcação na frente e bloqueando as tentativas de saída do Pirapora, que jogava apenas com lançamentos longos.
     Com linda troca de passes o time avançou da esquerda para a direita, com a bola chegando aos pés de Leandro Silveira e dele para Fábio Pereira. Pereira encarou a marcação, trouxe para dentro já com o marcador vencido e cruzou na medida para José Staudt, que entrava em vantagem contra a zaga. Staudt cabeceou junto com o goleiro, que rebateu, mas a bola sobrou para ele limpa, dentro da pequena área, com apenas um zagueiro sobre a linha para tentar cortar. Sem possibilitar qualquer reação, o meia expressano soltou o pé no alto e estufou as redes para abrir o escore https://www.facebook.com/video.php?v=762686953829346&set=o.313303418695740&type=2&theater
     O gol atordoou o Pirapora, que passou a ser atacado sem parar. Depois de 2 escanteios seguidos,
Carlos Fernandez cobrou o terceiro com perfeição no primeiro pau, jogada já consagrada da equipe. Leandro Silveira antecipou-se à defesa, torneou para o segundo pau e Nicholas Zucchetti apareceu de trás, livre, sobre a linha fatal, mas a bola perdeu força com ovento, caiu e ele, girando, sem goleiro, furou, perdendo incrível oportunidade. Foi a última vez que se falou em Expresso no jogo.
     Quando Nathan Silva furou em cruzamento a esmo do ataque roxo, o centroavante não perdoou e deixou tudo igual (https://www.facebook.com/video.php?
v=762688893829152&set=o.313303418695740&type=2&theater). Poucos minutos depois, em nova falha da zaga, o mesmo avante subiu sem marcação pelo lado esquerdo e, de longe, cabeceou fraco para vencer Mateus Trombetta e virar a partida (https://www.facebook.com/video.php?
v=762691610495547&set=o.313303418695740&type=2&theater). A equipe parou e o Pirapora começou a aplicar seu ótimo toque de bola, o que durou até o final da etapa.
     No intervalo, descontentes com a apresentação do time, o técnico Vinícius Guimarães e os jogadores analisaram a melhor maneira de recobrar o futebol apresentado nos minutos iniciais,promovendo algumas alterações táticas e a substituição de jogadores. Entretanto, tudo foi por água abaixo quando Tiago Lopes desarmou limpamente o atacante contrário e o juiz Rodrigo, sempre ele, assinalou penalidade máxima absurda. Na cobrança, bola de um lado, Trombetta do outro, Pirapora 3x1.
     O time de fato havia melhorado o posicionamento, apesar de ser envolvido pelo toque de bola do oponente. Francisco Peres ajudava a proteger mais a zaga, enquanto Pedro Fernandes levava vantagem na frente ao imprimir velocidade contra a marcação.
     Depois de cobrança de falta de José Staudt que bateu na trave, Fernandes bateu de primeira e a bola venceu o arqueiro, sendo salva sobre a linha pelo zagueiro; Staudt tentou de longe e a bola passou raspando o travessão; Douglas Lobi, que substituiu a Carlos Fernandez, também criou belo lance e atirou duas vezes sobre o goleiro, que não deu rebote no segundo. O time tentava, nos minutos finais, descontar na marra, com mais pernas que o rival, porém deixando a desejar na organização. Cristiano de Souza, Dartagnan Noli e Allison Raupp tentavam empurrar o Pirapora para trás, mas as jogadas paravam na intermediária. Sérgio Carvalho também entrou, no lugar de Leandro Silveira, mas o jogo já não fluía, e o Expresso atacava sem paciência ou efetividade. Com Rafael Trombetta a defesa ficou mais sólida, mas nada pôde fazer quando Raupp perdeu a bola no círculo central e o atacante avançou até a meta boêmia, driblando Mateus Trombetta e apenas empurrando para o arco vazio para fechar o placar em 4x1.
     Na quarta-feira passada a comissão técnica, preocupada com a vulnerabilidade da retaguarda, se reuniu para tratar de modificações visando a solidificar o sistema defensivo e planejar uma estratégia para melhor aproveitamento do farto elenco à disposição. Ficou definida a manutenção do sistema 4-3-3, em virtude das características do jogadores, reposicionando-o com a promoção de mais um volante no lugar de um dos armadores, o que acarretará um combate mais claro aos meias adversários. Mantidos os atacantes, que são em grande número e em boa qualidade, pretende-se uma produção ofensiva semelhante a que ocorreu até aqui e uma revolução defensiva a fim de transformar o setor, hoje o 2º pior do campeonato, em um setor intransponível.

Expresso 1x4 Pirapora
PT = 1x2
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 28/03/15
Horário: 15h30

Copa Farroupilha
Mateus Trombetta – Leandro Silveira, Tiago Lopes, Giovani Boccardi e Nathan Silva; Paulo
de Tarso, Carlos Fernandez e José Staudt(C); Fábio, Cristian Pheula e Nicholas Zucchetti.
(Allison Raupp, Cristiano de Souza, Dartagnan Toscani, Douglas Lobi, Francisco Peres, Pedro
Fernandes, Rafael Trombetta e Sérgio Raupp). Araldo Neto e Ricardo Toscani. DT: Vinícius
Guimarães e José Staudt.
Gol: José Staudt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário