domingo, 22 de setembro de 2013

Empate bom, empate ruim

Empate bom, empate ruim
Resultado em si não é desprezível, mas ABC estava descaracterizado e o 1x1 foi negativo

Esperava-se um jogo duríssimo contra o ABC, tradicional e respeitabilíssimo adversário que faz ótimas campanhas em todas as competições que disputa. E até foi mesmo, em certo sentido, mas não como se delineava.

O Expresso encontrou o oponente absolutamente desfalcado, com um dos seus principais nomes, Anderson, rendido na lateral esquerda fruto de uma lesão na rodada anterior, o lateral direito Petry improvisado na zaga, e sem centroavante ou reservas. O homem da frente foi incorporado da comissão técnica. Neste cenário, os boêmio-ferroviários fizeram um jogo a não fazer, muito diferente do que vinham apresentando na preparação iniciada há 3 meses, e concederam as mais generosas e solidárias possibilidades para que o rival se mantivesse vivo até o final.

O primeiro tempo, no entanto, foi razoável. Voltando ao tradicional 4-4-2 o time conseguiu, nos minutos iniciais, ter algum predomínio técnico devido à movimentação incessante de Thiago Silva, que aparecia em todos os setores do campo para dar opção de jogada, abrindo espaços para que José Staudt recebesse desmarcado pelo meio e Silvio Cargnin e Geverton Ost fossem bastante acionados. E o Expresso até saiu ganhando depois de contragolpe exemplar puxado por Cristian Pheula, no melhor estilo Ruud Gullit em sua época como líbero da Sampdoria. Pheula antecipou-se ao avante adversário, passou por mais um e arrancou em velocidade, lançando com precisão para Ost na esquerda, no mano a mano com o zagueiro. Este recebeu, driblou para o fundo e cruzou rasante para Silva empurrar para as redes (http://www.youtube.com/watch?v=5Z4T5egQ5mU&feature=youtu.be).

O gol, no entanto, fez o ABC avançar mais a marcação na saída de jogo azulada, e isto instabilizou o time duplamente, já sem a mesma movimentação e saída de bola.

A defesa passou a ficar exposta, e o ABC, então, mesmo completamente desestruturado, ganhou o meio e espaços para executar lançamentos atrás da zaga.

O placar manteve-se em 1x0 no primeiro tempo, apesar de algumas boas oportunidades perdidas pelo Expresso, ambas com Silvio Cargnin. Na primeira, foi lançado por Thiago Silva e tocou para fora , quando aparecia livre na frente do goleiro; na segunda, driblou o marcador várias vezes sem nunca disparar (o que lhe renderia uma baixa desonrosa do exército imperialista norte-americano), até que o adversário chegou e Cargnin, irritado, chutou-o – mas na tentativa de anotar o tento. Mateus Trombetta também praticou mais um milagre, que ocorreu antes mesmo de o time sair na frente: uma bola lançada às costas da retaguarda chegou ao atacante contrário, e este atirou para o meio. A bola desviou em Cristian Pheula e foi direto contra o gol, no ângulo, mas o arqueiro jogou para fora.

O intervalo foi gasto com muita discussão entre os jogadores e uma tentativa do treinador Merlo de retomar o domínio do meio de campo. No entanto, nada funcionou uma vez que os expressanos mantinham independência das orientações. Os passes pioraram de vez, e a saída de bola desapareceu por completo. Contragolpes? Nenhum bem aproveitado, apesar do esburacamento federal rodoviário do ABC, agora atacando com tudo, mesmo praticamente com 9 em campo. Os volantes adversários jogaram livres, apesar das tentativas do meio de neutralizá-los, e armaram um fuzuê desconcertante na defesa, e nem mesmo as entradas de Marco Viola, Marciel Hein e Reinaldo Maders melhoraram o panorama. Fernando Gutheil e Vinicius Guimarães também foram colocados para tentar dar mais saída e mobilidade ao time, mas ambos foram envenenados com os erros de passes da equipe e seguiram o script. Com o passar do tempo todos foram piorando em todos os quesitos, e a defesa, agora com Tiago Lopes no lugar do lesionado Artur Weiss, cujo presente de aniversário foi uma lesão no tornozelo, continuou a ser fustigada até o final. Não fosse por ela, diga-se de passagem, e a derrota estaria garantida. Trombetta, lá atrás, apesar de não ter podido evitar o empate, garantiu o 1x1 com defesas excepcionais como nas cobranças de falta e tiros de média distância. O ABC ainda acertou um cruzamento na trave.

O Expresso parabeniza o ABC pela linda demonstração de garra e vibração, que servirá de exemplo para que o nosso time retome seu estilo de jogar, muito mais alinhado com o que demonstrou o adversário dentro de campo.

Expresso da Madrugada 1x1 ABC
PT = 1x0
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 14/09/13
Horário: 12h

Copa UEFA
Escalação: Mateus Trombetta –  Leandro Silveira, Cristian Pheula, Artur Weiss e Pedro Rocha; Rafaelle Rosito, Ricardo Toscani, José Staudt(C) e Thiago Silva; Silvio Cargnin e Geverton Ost. (Fernando Gutheil, Marciel Hein, Marco Viola, Tiago Lopes e Vinícius Guimarães). DT: Vinícius Merlo.
Gol: Thiago Silva.


Expresso, de branco, perdeu a chance de ganhar os 3 pontos, mas não cercar o árbitro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário