terça-feira, 19 de março de 2013

Estreia na Copa Farroupilha 2013 !


Expresso perde no detalhe
Levou dois gols de bola parada em desatenções defensivas quando era melhor em campo

Já eram previsíveis as dificuldades a serem enfrentadas pelos boêmio-ferroviários na estreia da Farroupilha. Encarando o vice-campeão da UEFA 2012, o time levou muito tempo na primeira etapa para equilibrar o confronto, que tinha predomínio do rival. Segurando demais a bola na meia-cancha e errando passes à exaustão na saída de jogo, foi encurralado em seu campo de defesa e dali pouco saiu até os 20 minutos.

Nada do que foi dito na preleção era seguido pelos jogadores, e o excesso de individualismo e demora em definir os lances ocasionava não só isolamento dos atacantes como problemas defensivos constantes, uma vez que a posse de bola era perdida com frequência anormal.

Logo aos 15 segundos, em erro de antecipação o Bazar quase abriu o placar quando o meia avançou livre de marcação até a cabeça da área, de onde atirou rasteiro para defesa monumental de Araldo Neto.

As ações eram ditadas pelos adversários, mas não houve mais grandes oportunidades de gol, especialmente porque Artur Weiss e Felipe Pacheco faziam partida irrepreensível, compensando com sobras alguns erros individuais de posicionamento. A melhor chance acabou sendo do Expresso, quando Nathan Silva passou fácil pelo marcador e cruzou rasteiro para Geverton Maders passar da bola e perder a chance.

No último lance do período, porém, o Bazar não anotou por milagre, quando o chute da marca do pênalti já havia batido Araldo Neto mas parou em Jefferson Silva na risca da pequena área.

Depois das dificuldades enormes encontradas nos primeiros 45 minutos, o treinador Martin Both corrigiu o problema determinando o recuo de Rosner e Nathan Silva para próximo dos zagueiros, saindo quando possível. Adiantou a marcação e orientou os meias a acompanharem os volantes, o que truncou o adversário completamente, desarticulando-o ofensivamente e alterando drasticamente o panorama da partida. Com isso, o Expresso cresceu, passou a ditar o ritmo do jogo e a chegar com força à frente. Todavia, no único escanteio contrário em todo o segundo tempo, uma falha gritante de marcação e posicionamento permitiu aos alvi-rubros pular à frente no escore: dois defensores foram envolvidos com facilidade pelo adversário, que passou por ambos na área e bateu para o meio, onde encontrava-se um companheiro. Desmarcado, teve apenas o trabalho de escorar para a meta vazia.

A partir daí o Expresso avançou ainda mais. Sem André Silva, expulso junto com um antagonista, mas já com Marciel Hein e Bruno Rodrigues na equipe, mais Fernandez tocando de primeira, manteve a posse de bola com qualidade e finalmente passou a arrematar ao arco. Rodrigues, de fora da área, e Hein, do bico da pequena área, assustaram. José Staudt cabeceou da cara do gol, mas tocou por cima; Jefferson Silva atirou de falta com muito perigo, mas o goleiro fez bela defesa e jogou para escanteio. Na sequencia, José Staudt cabeceou raspando. E a melhor oportunidade, a mais clara de todas para o Expresso, veio com Vinícius Guimarães depois de cruzamento de Nathan Silva. A bola passou na frente da meta e José Staudt chegou atrasado, não conseguindo arrematar. Mesmo assim, dominou-a e rolou para trás quase no bico da pequena área, onde Guimarães entrava completamente livre. O chute, cruzado, saiu à meia altura e o goleiro, muitíssimo bem colocado, praticou o milagre que garantiu a diferença no placar. Nos minutos finais, já com Cristian Pheula tentando colocar mais força ofensiva ao time, a equipe teve a expulsão de Jefferson Silva por discussão com o adversário. E no lance final do embate, em outro vacilo lamentável, sofreu o segundo tento da mesma forma que sofrera o primeiro: permitiu a jogada curta, o chute cruzado passou por todo mundo e o avante contrário apenas escorou para o gol vazio às costas da marcação.

Agora o time necessita buscar os pontos perdidos na próxima partida, vital para a busca da classificação. Uma vitória recoloca o Expresso no grupo de classificados e dá tranquilidade para a sequencia do trabalho, que apresenta dificílima série de jogos contra rivais tradicionais.

Expresso da Madrugada 0x2 Bazar Mimo
PT = 0x0
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 16/03/2013
Horário: 12h

Taça Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Diego Rosner, Artur Weiss, Felipe Pacheco e Nathan Silva; Jefferson Silva, André Maders, José Staudt(C) e André Silva; Leandro Silveira e Geverton Maders. (Angelo Zanetti, Bruno Rodrigues, Carlos Fernandez, Cristian Pheula, Marciel Hein e Vinícius Guimarães). DT: Martin Both.

Nenhum comentário:

Postar um comentário