terça-feira, 29 de setembro de 2015

Derrota sob medida para seguir aprendendo

Por José Staudt


Derrota sob medida para seguir aprendendo

Time novamente começou apático, largou atrás e errou demais. Placar foi um duro castigo

        Ninguém esperava jogo fácil contra o Russo Preto, forte adversário que já havia abotoado o Corinthians na rodada anterior. No entanto, ninguém esperava, também, que o Expresso cometesse erros infantis nos minutos iniciais do embate, e que antes dos 20 minutos já estivesse perdendo por 2x0. Muito desligado, lento e sem vibração, sofreu o primeiro antes dos 10, erro do meia José Staudt, que perdeu a bola ao tentar sair jogando da defesa. O chute no canto, de fora da área, venceu o goleiro Araldo Neto.
        Tentando desde a abertura da partida encurtar a marcação, a equipe, ainda em fase de adaptação à realidade do campeonato, chegava atrasada no combate, permitindo espaços generosos para que o oponente trabalhasse com facilidade entre suas linhas defensivas. Em jogada  pela esquerda saiu o segundo gol, falta clara sobre o defensor expressano, que bloqueou a passagem do drible e foi puxado pelo ombro pelo avante, que chegou ao fundo, cruzou e serviu o companheiro com a goleira vazia.
        A partir daí a marcação encaixou melhor, e o Expresso ocupou o campo de ataque durante o resto da primeira etapa, criando boas oportunidades para descontar: Staudt cobrando falta quase marcou, e no rebote, Leandro Silveira, com a meta escancarada, furou; Carlos Fernandez recebeu toque de cabeça na área e bateu firme, bola que desviou no adversário e, com o guarda-metas vencido, perdeu-se para escanteio; Fernandez cobrou falta ensaiada na área e o toque de cabeça no primeiro pau por centímetros não chegou até Dartagnan Noli, que entrava livre às costas da zaga; Carlos Fernandez outra vez bateu escanteio, o goleiro soqueou para cima e Silveira disputou no alto com o defensor. Ela sobrou, então, para Noli, que desequilibrado girou de pé direito, mas fraco e no meio.
        A etapa se estava encerrando com o escore ainda em aberto, mas o Russo Preto ampliou sua vantagem depois que Araldo Neto não conseguiu segurar cruzamento que veio da esquerda e soltou a bola nos pés do atacante rival, que tocou de leve para as redes deixando o jogo em 3x0.
        Depois de reposicionar a marcação no intervalo o Expresso voltou bem melhor, dominando o oponente e jogando dentro do seu campo. Apertando a saída de bola desde o apito inicial, tirou os espaços que antes sobravam e começou a encurralar os negro-soviéticos na defesa. O time, porém, desperdiçou demais as bolas paradas que teve, batendo mal para a área os cruzamentos e facilitando o corte da retaguarda.
      Depois de forte pressão e de cruzamento da direita, Allison Raupp bateu desequilibrado da entrada da área e perdeu boa oportunidade; José Staudt subiu mais do que a defesa e cabeceou desequilibrado, pela linha de fundo. Entretanto, depois de roubar a esfera na intermediária, Paulo de Tarso serviu Dartagnan Noli e o centroavante atirou com violência, no ângulo, descontando para o trem fantasma.
       Faltava o chute a gol mais limpo. O predomínio territorial era expressano, sem, contudo, construir lances de perigo real. Muitos levantamentos e chegadas pelo flanco, mas ela nunca sobrava para um arremate. Então Noli foi lançado em meio à defesa e ganhou de dois adversários para mais uma vez anotar, gol que foi anulado pela péssima arbitragem de Tony por falta inexistente, muito menos falta do que a que não foi marcada para o Expresso no lance que resultou no segundo gol contrário, impedindo a reação que se estabelecia em virtude do amplo volume de jogo imprimido pelo time auricerúleo.
       Depois de muito insistir e jogar-se à frente desesperadamente, e apesar de toda a qualidade defensiva apresentada na etapa complementar, sofreu o golpe de misericórdia em contra-ataque no último lance, fechando o placar em 4x1.
       Com o resultado a equipe sai pela primeira vez da zona de classificação, o que exigirá dos jogadores maior envolvimento ainda nas rodadas seguintes, mais atenção ao longo dos 90 minutos e um crescimento técnico urgente, a fim de possibilitar que a estratégia seja colocada em prática sem, com isso, expor o time a riscos como os que tem corrido ao perder a posse de bola com a facilidade com que tem acontecido.

Expresso 1x4 Russo Preto
PT = 0x3
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 12/09/15
Horário: 13h30

Copa UEFA
Araldo Neto – Leandro Silveira(C), Giovani Boccardi e Cristian Pheula; Carlos Fernandez, Paulo de Tarso, José Staudt, Francisco Peres e Allison Raupp; Pedro Fernandes e Dartagnan Noli. (Douglas Lobi, Matheus Corrêa, Matheus Nunes, Rafael Rancati, Ricardo Toscani, Sérgio Carvalho e Vinícius Guimarães). Andre Maders, Fernando Gutheil e Mateus Trobetta.
Técnico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário