segunda-feira, 2 de abril de 2012

Empate no final


Expresso empata no final
Mesmo desorganizado, time lutou até conquistar igualdade em 2x2 com o Corinthians

O começo expressano foi promissor. Com toques curtos e aproximação, envolvia a defensiva corinthiana apesar das inacreditáveis condições do gramado, o pior até hoje a receber a esquadra azulada, e que  mais parecia um terreno baldio, onde foram localizadas guanxumas, bancos de areia, trincheiras, e até uma mina terrestre argentina da Guerra das Malvinas de exatos 30 anos atrás.

Com avanços velozes de Renato Signori, pela esquerda, e Fábio Jorge, por ambos os flancos, os jogadores André Silva, José Staudt e Rodrigo Veiga conseguiam desempenhar bem o papel de buscar a bola no meio e chegar à frente com força.

Mário Arla e Gustavo Reichert arredondavam a saída de trás e fechavam os espaços no miolo, sem permitir ao oponente oportunidades de atacar.

No entanto, logo a marcação começou a se desorganizar devido à falta de obediência tática, sobrecarregando o setor defensivo. Com muito custo Rodrigo Dresch e Fernando Gutheil impediram que o Corinthians abrisse o placar, em primeiro lugar por causa da qualidade de ambos para lutar em desvantagem contra o ataque, e em segundo lugar porque Dagoberto Trento fez importantes intervenções, uma delas conjunta de olho e força da mente, com os quais salvou gol certo do meia adversário, que bateu por elevação e acertou o poste.

Mesmo com problemas defensivos o time tinha facilidades para jogar. Chegava ao ataque sempre que não errava passes bobos, e obtinha escanteios e faltas próximas à área, a maioria delas sobre Jorge e Signori, sem aproveitá-las devidamente, no entanto.

Por volta dos 30 minutos, depois de boa jogada de José Staudt pela esquerda, o lateral adversário foi advertido com cartão amarelo ao levar toque por entre as pernas. Após o lance, uma série de ocorrências se sucedeu, culminando na cabeçada sofrida pelo jogador expressano, agressão que resultou na expulsão do adversário.

Aos 40 minutos, aproveitando-se da superioridade numérica, Fábio Jorge fez boa jogada pela esquerda e lançou o capitão da equipe na meia-lua, que ameaçou rolar para trás e girou. Com mais um toque, passou pelo zagueiro e bateu de pé direito no contrapé do arqueiro. Gol do Expresso! 1X0.

Com um a mais, o time voltou desatento para a etapa complementar, marcando errado e cedendo campo. Foi pressionado desde a saída, perdendo nas disputas de tiro de meta e insistindo somente em jogadas individuais, igualando-se ao adversário.

Guimarães, Gutheil e Dresch salvaram gols certos ao bloquearem arremates de dentro da área. Desguarnecido na meia-cancha, abriu brechas em frente à defesa que não existiam quando o jogo estava equilibrado numericamente. E o Corinthians empatou depois de jogada individual do meia-armador que entrara na segunda etapa.

Após o tento, nada mudou, e não demorou muito para o Corinthians virar através do mesmo jogador, mesmo apesar da ótima atuação de Dagoberto Trento.

A entrada de André Maders no lugar de Diego Macaco, batido por torção no joelho por causa das inaceitáveis condições do campo, deu mais vivacidade ao time, compondo com Carlos Fernandez a cabeça da área. Saía mais que o companheiro uruguayo para o ataque, fazendo a esfera chegar na frente.

Já com Felipe Pacheco na lateral esquerda e Leandro Silveira na direita, o Expresso foi para o abafa. O empate foi alcançado depois de ambos terem salvado um gol cada, e apareceu em cruzamento de falta de José Staudt mal rebatido pelo goleiro adversário e aproveitado por Rodrigo Gladiador de meia-bicicleta, as 36 minutos.

Antes do fim, Trento salvou incrivelmente claríssima situação corinthiana, sem dar o rebote que seria fatal, e o Expresso quase virou em duas cobranças de falta desperdiçadas pelo capitão da equipe.

Expresso da Madrugada 2x2 Corinthians
PT = 1x0
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 31/03/2012
Horário: 12h
Copa Bento Gonçalves
Escalação: Dagoberto Trento; Vinícius Guimarães, Rodrigo Dresch, Fernando Gutheil e Renato Signori; Gustavo Reichert, Mário Arla, José Staudt(C), André Silva e Rodrigo Veiga; Fábio Jorge. (André Maders, Carlos Fernandez, Diego Macaco, Felipe Pacheco, Leandro Silveira, Marciel Hein e Rodrigo Gladiador). CT: Martin Both.
Gols: José Staudt e Rodrigo Gladiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário