terça-feira, 29 de setembro de 2015

Caminho certo, derrota amarga

Por José Staudt


Caminho certo, derrota amarga

Time sentiu a pressão de ter que ganhar e sucumbiu ao favoritismo. Servirá de aprendizado

          Não foi desta vez, ainda, que os boêmio-ferroviários voltaram a vencer por uma competição oficial. Jogando ante o Gaudério, para quem jamais havia perdido, a equipe sentiu o peso de ter que ganhar, se inibiu em campo e amargou a primeira derrota desde a implementação do novo sistema tático, encerrando uma série invicta de 5 partidas.
       Sem criatividade para articular os lances ofensivos, conformou-se em ser enredada pela marcação adversária, demorando demais para fazer circular a bola e permanecendo o tempo todo presa a um mesmo lado do campo, do início ao fim dos lances.
        Lenta na saída de trás e com pouca movimentação, não criou situações perigosas ao longo de todo o jogo, exceção feita à oportunidade viva desperdiçada por Allison Raupp depois de receber atrás da zaga toque de cabeça de José Staudt em cruzamento de Carlos Fernandez, quando dominou, trouxe para o pé direito e bateu firme, bola que foi salva pelo zagueiro, desviando-a para escanteio. Em outros dois lances de tiro de canto conseguiu vantagem na primeira bola, que chegou viva à pequena área, porém a falta de posicionamento impediu o seu aproveitamento e a consequente abertura do placar pelos expressanos.
       Diferentemente do que ocorreu contra o Ipanema, quando o time entrou ligado e disputando todas as jogadas (apesar de tê-las perdido bastante no primeiro tempo de então), os atletas passaram a manhã toda perdendo divididas e especialmente as segundas-bolas que resultavam da disputa no ar em virtude das cobranças de tiro de meta. Sem quase nunca sair jogando nestas ocasiões, ainda perdia no combate no chão e dava campo ao oponente, que se organizava já no ataque.
        Afora os atacantes, que cumpriram à risca a marcação solicitada, e com os alas mal posicionados
e os demais muito longe de seus alvos, o time permitia ao rival recolher a redonda sem maiores problemas, e assim corria muito mais depois das articulações contrárias, que acabavam por exigir desgaste redobrado dos atletas para tentar reaver a posse de bola, que logo voltava ao poder do Gaudério. Tecnicamente perfeita na contenção, a defesa abusou de dar espaço para o ataque rubro-verde, o que ajudou a aprofundar a perda do embate territorial.
       Apesar de todos estes desacertos, nada foi criado pela representação gaudéria, que obteve seus gols em duas cobranças de falta cujos desvios na barreira, apocalipticamente em ambas as tentativas, acabaram caindo no ângulo do já batido Araldo Neto, que nada pôde fazer, e de fato nada fez em toda a partida.
        Agora o Expresso volta a campo no sábado, 13h30, para enfrentar outra pedreira do certame, o qualificado Russo Preto, que na última rodada obliterou o Corinthians por 4x0. O técnico José Staudt deverá promover uma pequena alteração no posicionamento de saída de bola adversária, que permanecerá em utilização enquanto o oponente estiver em seu campo de defesa, e reajustar a marcação dos alas, alheios à disputa da partida, enquanto defensores, por quase toda a extensão do encontro.

Expresso 0x2 Gaudério
PT = 0x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 05/09/15
Horário: 9h30

Copa UEFA
Araldo Neto – Leandro Silveira(C), Fernando Gutheil e Cristian Pheula; Carlos Fernandez, Paulo de Tarso, José Staudt, Francisco Peres e Allison Raupp; Douglas Lobi e Heider Alves. (Alexsander Custodio, Giovani Boccardi, Pedro Fernandes, Rafael Rancati, Ricardo Toscani, Sérgio Carvalho, Victor Johnson e Vinícius Guimarães). Matheus Nunes.
Técnico: José Staudt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário