terça-feira, 1 de maio de 2012

Expresso perde para o Bazar Mimo


Derrota contra o líder
Expresso luta muito, mas não consegue vencer desfalques, arbitragem e Bazar Mimo

O grupo estava reduzido na manhã fria do último sábado em virtude de lesões, suspensões e compromissos profissionais de muitos de seus jogadores. Mesmo assim, a comissão técnica conseguiu enviar a campo uma equipe competitiva, promovendo a estreia de Matheus Rockenbach e adaptando André Maders mais à frente. O esquema inicial, entretanto, não surtiu o efeito planejado e, ainda que o time mantivesse até certo ponto a posse de bola, não conseguiu dar agressividade ao setor ofensivo.

Muito cedo o Bazar Mimo quase abriu o placar após jogada de combinação na entrada da área, com o giro do atacante encontrando a trave de Dagoberto Trento. Em seguida, porém, o adversário fez 1x0 em lance pela esquerda, quando o bom cruzamento chegou ao avante que apareceu vindo de trás livre de marcação no segundo pau.

Com o gol o Expresso reorganizou o posicionamento defensivo, e salvo durante alguns minutos logo após o tento, estabilizou o setor e neutralizou as principais jogadas do oponente. Contudo, as dificuldades ofensivas prosseguiam e o time conseguiu seu primeiro chute apenas no final, com Fernando Gutheil.

O jogo apresentava muitas dificuldades para os boêmio-ferroviários, enfrentando a melhor campanha do certame e ainda buscando equilibrar-se com as alterações táticas realizadas por necessidade. Além disso, teve que lidar com a absoluta falta de critérios da arbitragem, que parava todos os lances para apresentar cartões aos seus jogadores. André Silva recebeu amarelo por suposto tapa no jogador adversário, mesmo que o trio tenha assumido não ter presenciado a disputa. Contudo isto não foi aplicado em jogada idêntica envolvendo Rodrigo Gladiador na área, quando, à vista de todos, foi atingido no rosto no momento do cabeceio, o que resultaria em pênalti para o Expresso.

Tudo já havia começado muito antes, num cartão amarelo mostrado a Artur Weiss aos 3 minutos quando este foi derrubado enquanto partia para o ataque em velocidade, sofrendo a questionável advertência por elevar o braço na tentativa de defender-se da infração.

Antes do fim da etapa Silva acabou expulso por falta normal de jogo, prejudicando irreparavelmente o time para a sequência da competição e mais ainda do jogo, que ficou ainda pior a partir da anotação do segundo gol pelo Bazar, que achou-o em contra-ataque veloz depois de cobrança de escanteio em favor do Expresso.

Com um a menos e perdendo, o treinador interino José Staudt alterou o esquema tático e mexeu em duas posições, colocando Leandro Silveira e Marco Viola nos lugares de André Maders e Fernando Gutheil, respectivamente, e adiantando Vinícius Guimarães para a meia.

O jogo mudou completamente, e logo aos 40 segundos Gladiador perdeu gol feito ao chegar livre à frente da meta e atirar por cima. Aos 2 minutos o Expresso descontou, petardo de Gladiador de fora da área, iniciando o cerco à retaguarda contrária, mesmo em desvantagem numérica; aos 10, o centroavante, recebendo passe perfeito de Viola, bateu com violência para defesa espantosa do goleiro, bola que ainda bateu na trave antes de sair, em escanteio que não foi marcado; Matheus Rockenbach limpou dos adversários e bateu da entrada da área raspando o poste; Rodrigo Gladiador, em dia inspirado, de novo ganhou a disputa com os marcadores e soltou a bomba rasteiro, o goleiro soltou e Marciel Hein, que entrara no lugar de Rockenbach, lesionado, pegou o rebote dentro da pequena área para mais uma sensacional intervenção do acossado guarda-metas.

A produção ofensiva expressana surpreendia o Bazar Mimo, que não conseguia chegar à frente, articular jogadas no meio ou segurar a bola. Mesmo com um homem a menos a coruja não só impedia o adversário de jogar como dominava totalmente a partida, chegando com os laterias Nathan Silva e Leandro Silveira no campo de ataque, municiando os meias Matheus Rockenbach e Vinícius Guimarães, de ótima atuação, e o avante Gladiador. Marco Viola e Gustavo Reichert assenhorearam-se do meio-campo, desarmando os rivais e distribuindo bem o jogo, e os defensores Rodrigo Dresch e Artur Weiss não tinham problemas para conter o bom ataque contrário apesar de jogarem praticamente no mano a mano.

Porém a arbitragem interveio outra vez para interferir no curso natural da partida, expulsando o zagueiro Weiss por jogada em que merecia o cartão amarelo, neste caso o segundo, já que havia recebido o primeiro injustamente na etapa inicial, jogada esta em que sofreu a falta.

Com dois a menos tornou-se praticamente impossível chegar à frente, e o time, inteligentemente, tratou de manter o jogo em aberto na tentativa de achar um gol de bola parada ou falha do adversário. É bem verdade que houve algumas oportunidades de cruzar para a área faltas cometidas na meia-cancha e um escanteio, mas não foi o suficiente para construir uma chance viva. Assim, aos 46 minutos, o Bazar fechou o escore com chute forte no canto, que ainda bateu na trave antes de entrar, não dando chances a Dagoberto Trento, de boa atuação. Aos 48, quando já não havia tempo para rigorosamente mais nada, o juiz cometeu novo erro, agora contra o Bazar, expulsando o seu jogador apenas para compensar as expulsões do Expresso quando o jogo ainda estava em aberto.

Expresso da Madrugada 1x3 Bazar Mimo
PT = 0x2
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 28/04/2012
Horário: 9h
Copa Bento Gonçalves

Escalação: Dagoberto Trento; Vinícius Guimarães, Rodrigo Dresch (C), Artur Weiss e Nathan Silva; Fernando Gutheil, Gustavo Reichert, André Maders, André Silva e Matheus Rockenbach; Rodrigo Gladiador. (Leandro Silveira, Marciel Hein e Marco Viola). CT: José Staudt.
Gol: Rodrigo Gladiador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário