quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CLASSIFICADO!

CLASSIFICADO!
Vitória sobre o Bazar Mimo garantiu a vaga porque Corinthians usou atleta profissional

Os boêmio-ferroviários sempre prezaram ao máximo pela lisura das competições que disputam, muitas vezes sem sequer atentar para irregularidades promovidas pelos adversários no intuito de obterem vantagem irregular sobre os demais. Jamais escalaram jogadores profissionais a fim de garantirem dividendos ilícitos, o que infelizmente já ocorreu diversas vezes com outras equipes, especialmente com o Menino Deus, mas também, agora, com Corinthians e PSG (que está em sua primeira temporada...).

Pesquisando em todas as fontes a que teve acesso através de seus colaboradores, o Departamento Jurídico denunciou dois dos clubes que obtiveram classificação à próxima fase, um deles apenas um ponto à frente do Expresso. E chegou à estarrecedora confirmação de que João Paulo Ferraz Sampaio, do PSG, ainda tem contrato em vigor com o EC Novo Hamburgo, e que Marcos Vinícius dos Santos Winkler, do Corinthians, disputou as Copas da FGF pela Rio Pardense, tendo seu contrato encerrado apenas recentemente, em novembro passado.

O Expresso, que demonstra sempre o máximo respeito pelas regras e pelos seus adversários, compareceu ao Muradás, no último sábado, para fechar o campeonato com chave de ouro –  tendo em vista a reformulação que fez no elenco e o bom futebol que apresentou em vários jogos – e para aproximar um pouco da realidade sua situação na tabela, já que devido aos erros de arbitragem estava 8 postos atrás do que deveria. Porém, com a vitória maiúscula que obteve, resultado de 4x3 que não diz o que foi o jogo, chegou à 9ª colocação, o que permitiu que a descoberta lamentável do uso de jogadores de outro nível o permitisse avançar para os matas, trazendo mais de justiça ao certame.

A denúncia dos profissionais foi feita ontem pelo Presidente expressano Martin Both na reunião que definiria horários, campos e arbitragens para as quartas de final que se realizarão no próximo sábado. O capitão José Staudt completava a delegação responsável por reestruturar totalmente a tabela de classificados e de confrontos após a explanação inicial, que apontou o jogador João Ferraz para o grupo de presentes. A tentativa de defesa do PSG, que afirmava tratar-se de contrato de gaveta tendo em vista que o atleta não havia sequer atuado pelo Novo Hamburgo em 2013 foi derrubada quando o Expresso apresentou o documento obtido junto ao chefe do DJ, o zagueiro brucutu Rodrigo Dresch, vulgo Ny, que apontava estar o contrato ainda em vigor com o clube dos Sinos, e, principalmente, pela apresentação da súmula da partida entre SER Caxias (onde João Paulo estava atuando) e Fortaleza pela Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2013. O clube perdeu os pontos obtidos com o triunfo no jogo em que o atleta estava presente e mais 6, o que o fez cair do segundo para o sétimo posto, onde pegará, em desvantagem, o All Blacks.

Feita a primeira denúncia, quando já se preparavam os demais para seguir com outros assuntos, o Expresso apontou irregularidades envolvendo o jogador Marcos Vinícius dos Santos Winkler, do Corinthians. José Figueiras, o organizador, nem quis se defender, disse que tentou descobrir informações deste jogador, mas não achou nada, e acreditamos. Apenas o Dr. Brucutu Dresch foi capaz de identificar a filiação e vínculo do jogador com a agremiação do Vale do Rio Pardo, o que garantiu a classificação do Trem Fantasma às quartas de final.

Marcos Winkler deve voltar à AESR Rio Pardense...

O encontro, já com o Expresso classificado, seguiu com julgamentos de atletas, redefinição de confrontos e, então, com a escala da arbitragem para os jogos decisivos. Neste momento o clube, que já havia vetado o árbitro Tony, vetou mais 2 árbitro, Rodrigo e Maloqueiro, sendo Adriano destacado para a partida contra o Mônaco, que se realizará no campo 1, às 12h, com os auxiliares Salsicha e Alemão Careca.

Vitória da redenção
Triunfo sobre o Mimo deseliminou o Expresso, devolvendo a justiça ao campeonato

Do início ao fim o grupo que na sexta-feira tinha apenas 7 confirmados para o embate e que na manhã de sábado conseguiu mais alguns companheiros para participar da luta dominou o jogo. Empilhou oportunidades de gol como até aqui não havia feito na UEFA e, antes mesmo dos 5 minutos, já havia perdido lance vivo com Bruno Rodrigues, que apareceu de trás em meio à defesa e, na saída do goleiro, errou o passe para Felipe Rodrigues. Geverton Ost, em outra jogada de qualidade e evolução consciente do time pelo flanco, deslocou-se para o segundo pau onde recebeu cruzamento perfeito de Felipe Rodrigues e, dando um passo para trás, aplicou um voleio cinematográfico e fatal, violento, no ângulo, anotando o gol mais bonito da competição até aqui (https://www.youtube.com/watch?v=rmH3CQAqMiI).

O Expresso era avassalador. Com Ricardo Toscani na cabeça da área e jogadores com mais mobilidade como Bruno Rodrigues e José Staudt saindo de trás e dando suporte ao meia André Silva e aos atacantes Ost e Rodrigues, o time tinha outra movimentação em campo, desestruturando a retaguarda adversária e tomando conta do meio de campo com certa facilidade. Foram sendo criadas, então, um caminhão de oportunidades, e sendo desperdiçadas uma a uma pela falta de concentração e excesso de preciosismo dos jogadores: Felipe Rodrigues tentou mais uma vez o passe na cara do gol ao invés de chutar, mas ela bateu na zaga e voltou para Geverton Ost, que atirou rasteiro e o goleiro fez grande defesa; Ost chegou livre pela esquerda no bico da pequena área e deu um foguete para fora, bola que quase derrubou a grade do Muradás; Ost novamente avançou e atirou rasteiro, na rede pelo lado de fora; José Staudt pegou rebote da defesa e bateu com perigo à esquerda; Felipe Rodrigues passou pela marcação e bateu firme, no ângulo, para defesa sensacional do arqueiro contrário; Geverton Ost recebeu cruzamento perfeito de Fernando Gutheil, que jogou o primeiro tempo improvisado na lateral, e cabeceou por cima de dentro da pequena área; José Staudt cobrou falta no ângulo e a bola explodiu na junção com o poste e o travessão, se perdendo pela linha lateral; Bruno Rodrigues aparou chute torto de Staudt e girou de pé esquerdo, mais uma vez na trave; André Silva tabelou com Felipe Rodrigues e invadiu a área pela direita, colocando por cobertura na saída do goleiro, mas perdendo o gol feito. Tudo isto até que, finalmente, Nathan Silva apoiou pela esquerda, entrou na área e, na hora de cruzar, bateu direto, rasante e forte, surpreendendo o goleiro, que entrou com bola e tudo, ampliando a vantagem para 2x0.

O Bazar Mimo não chegava no ataque, era amordaçado pelo Expresso. Cristian Pheula e Artur Weiss neutralizavam as poucas investidas alvirrubras, protegendo a meta de Marco Viola, quebrando o galho no gol. Pelos lados, Silva e Gutheil também tinham facilidades para chegar à frente além de impedir avanços pelos seus setores, apesar da qualidade dos oponentes adversários. No único chute a gol do Mimo a bola desviou em Fernando Gutheil e enganou Viola, levando o inacreditável placar de 2x1 para o intervalo.

A discussão no descanso girou unicamente em torno do aproveitamento muito ruim das inúmeras oportunidades criadas. Marcação e disposição eram perfeitas, assim como o posicionamento de todos os jogadores. A ordem era, portanto, aproveitar melhor as chances e matar logo o jogo, o que, já de cara, Geverton Ost tratou de fazer: depois de grande pressão do Expresso, com outra bola no poste, agora de Felipe Rodrigues, ela caiu na esquerda para José Staudt, que entregou para André Silva no meio da área. O meia abriu para Ost, que ajeitou e bateu cruzado, rasteiro, anotando o terceiro. E o domínio continuava: André Silva, Geverton Ost e Felipe Rodrigues cobraram faltas com violência, a primeira defendida no alto para escanteio pelo goleiro, a segunda salva no chão, e a terceira com o supercílio, depois de bater no gramado, perdendo-se pela linha de fundo. Já com Oleg Rosito em campo substituindo a Bruno Rodrigues, lesionado, as oportunidades continuaram aparecendo, e Felipe Rodrigues soltou a bomba do bico da pequena área atrás da zaga, pela direita, direto pela linha de fundo; Ost avançou driblando pela esquerda e cruzou para o meio da pequena área, mas Staudt chegou atrasado.

Porém o Expresso bobeou num contragolpe adversário, e mesmo com 5 jogadores acompanhando o lance permitiu que o atacante avançasse em direção à meta sem que ninguém desse combate a tempo. Da entrada da área ele disparou forte e venceu Fernando Gutheil, agora no gol enquanto Viola fechava a zaga e Pheula a lateral direita. E, por incrível que pareça, o Mimo empatou depois do milésimo erro de arbitragem contra o Expresso, quando pênalti inexistente de Cristian Pheula foi marcado, deixando o escore em 3x3.

Nem mesmo a atuação brilhante do Departamento Jurídico do clube poderia ajudar em caso de igualdade, mas pouco tempo depois, talvez no ataque seguinte, José Staudt puxou a jogada pelo meio e abriu para Rodrigues encarar a defesa, passar por ela e arrematar cruzado, no poste. Geverton Ost, que veio de trás, pegou o rebote na pequena área e matou o jogo em 4x3, pedindo a música que todos no Expresso pedem ao alcançar 3 gols no mesmo jogo(https://www.youtube.com/watch?v=SmoZ0PeA9Z8).  Staudt ainda recebeu de André Silva um lançamento no meio da zaga, que ele limpou para a esquerda e bateu raspando, com o goleiro já vendido, lance construído com um jogador a menos devido à expulsão de Cristian Pheula por falta na entrada da área que Gutheil salvou de modo impressionante, garantindo a vitória. O resultado possibilitou a classificação do Expresso às quartas de final contra o invicto Mônaco, onde o time vai precisar ganhar para vencer o regulamento, que dá vantagem do empate ao adversário.

Levando-se em consideração a história, é o confronto típico para que a zebra se faça presente. Aliás, já passou pelas portas do zoológico...

E lá vamos nós!

Expresso da Madrugada 4x3 Bazar Mimo
PT = 2x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 30/11/13
Horário: 12h

Copa UEFA

Escalação: Marco Viola –  Fernando Gutheil, Cristian Pheula, Artur Weiss e Nathan Silva; Ricardo Toscani, José Staudt(C), Bruno Rodrigues e André Silva;  Felipe Rodrigues e Geverton Ost. (Rafaelle Rosito). DT: José Staudt.

Gol: Geverton Ost (3) e Nathan Silva.

Reversão de expectativa

Reversão de expectativa
Expresso perde as duas na rodada dupla e está eliminado da UEFA uma rodada antes do fim

O time tinha tudo para sair classificado dos jogos do último final de semana, e mobilizou-se completamente para obter duas vitórias que poderiam, inclusive, deixá-lo em condições de conquistar uma vaga entre os 4 melhores, o que lhe daria vantagem nas quartas de final. No entanto, mesmo utilizando as 7 modificações em cada um dos dois dias, a equipe foi batida tática e fisicamente pelos adversários, Pampa e Azenha, respectivamente, e os revezes decretaram a eliminação prematura dos expressanos da competição.

Equívocos básicos como lentidão, condução de bola e erros de passe impediram o Expresso no primeiro dia de sair com os 3 pontos contra o Pampa, que jogou atrás os 90 minutos apostando nos contragolpes. Em meio à segunda etapa o adversário abriu o placar em falha de posicionamento defensivo e o time não teve forças para pressionar com eficácia. Aos 49 minutos, no entanto, Cristiano de Souza aproveitou erro da zaga e girou no canto empatando o confronto, mas a arbitragem vergonhosa, que já havia assinalado pênalti inexistente contra o time no primeiro tempo, anulou o gol legal e impediu a igualdade.

Na segunda partida, contra o Azenha, os problemas foram ainda maiores, e incluíram, além dos erros anteriormente citados, as falhas de posicionamento defensivo, no meio de campo e de marcação, além dos erros individuais, que culminaram na derrota.

Artur Weiss e Pedro da Rocha se atrapalharam na saída de bola e permitiram ao Azenha recuperar a redonda e marcar o gol que abriu o placar no domingo. O segundo gol saiu de uma perda de posse no ataque, quando José Staudt, que entrava livre pela direita, tocou curta para Sílvio Cargnin, que não alcançou. No contra-ataque o Azenha ampliou com gol de cabeça atrás da marcação de Cristian Pheula. No terceiro, a atuação sempre idêntica do juiz ao assinalar pênalti absurdo contra o Expresso foi o fator determinante, e Mateus Trombetta, que havia salvo a penalidade de sábado, nada pôde fazer para impedir o gol. José  Staudt ainda descontou com um chute rasteiro de pé direito depois de tabelar com Geverton Ost e driblar o zagueiro dentro da área, mas, outra vez, a ação nefasta do apitador inviabilizou qualquer possibilidade azulada de vitória, visto que em erro bisonho do goleiro Cristiano de Souza tomou-lhe a bola dentro da pequena área e foi derrubado quando anotaria o segundo gol, pênalti absolutamente escandaloso e que resultaria na expulsão do guarda-metas, mas que não foi marcado inacreditavelmente pelo péssimo juiz (aliás, como quase todos) Maloqueiro, que já não havia assinalado penalidade máxima sobre Nathan Silva minutos antes. Vinícius Merlo, então, invadiu o campo para tirar satisfações, mas o time não teve forças para alcançar o resultado devido à insuficiência técnica.

O Expresso está fora da UEFA 2013 e agora fecha a competição contra o lanterna Bazar Mimo. Mas a sensação que fica é de que este grupo que se formou no segundo semestre alcançará melhores resultados a partir da temporada 2014, já mais experiente e entrosado.

Expresso da Madrugada 0x1 Pampa
PT = 0x0
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 23/11/13
Horário: 14h

Copa UEFA

Escalação: Mateus Trombetta –  Leandro Silveira, Cristian Pheula, Rodrigo Dresch e Nathan Silva; Ricardo Toscani, Fernando Gutheil, André Silva, Fernando Kahl e José Staudt(C);  Fábio Jorge (Artur Weiss, Bruno Rodrigues, Cristiano de Souza, Felipe Rodrigues, Jaílson Reinaldo, Pedro da Rocha e Vinícius Guimarães). DT: Vinícius Merlo.

Expresso da Madrugada 1x3 Azenha
PT = 0x2
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 24/11/13
Horário: 14h
Copa UEFA
Escalação: Mateus Trombetta –  Vinícius Guimarães, Cristian Pheula, Artur Weiss e Pedro da Rocha; Marco Viola, Bruno Rodrigues, Felipe Rodrigues, Cristiano de Souza e José Staudt(C);  Sílvio Cargnin. (Fernando Gutheil, Geverton Ost, Leandro Silveira, Marciel Hein, Nathan Silva, Ricardo Toscani e Tiago Lopes). DT: Vinícius Merlo.
Gol: José Staudt

Raio X da eliminação: como o Expresso ficou fora
Abaixo, algumas das razões que impediram o Trem Fantasma de seguir adiante na UEFA

-      ARBITRAGEM
Sete foram os jogos em que a equipe foi prejudicada pelo péssimo nível dos apitadores. No entanto, não apenas a desqualificação técnica foi responsável pelos prejuízos expressanos, mas algo mais, tendo em vista que jamais foi beneficiado, o que indica prevenção contra o clube. A lista de pontos perdidos é extensa, e, segundo o Placar Real, site especializado em analisar o trabalho dos juízes, o Expresso é o clube que mais sofreu com estes erros. Confiram a lista completa:

Aliança – Falta não marcada pelo juiz Adriano sobre o capitão José Staudt resultou no segundo gol do adversário, tirando o primeiro ponto do Expresso logo na estreia. Resultado – Um ponto perdido, 1x2;

All Blacks – No terceiro compromisso veio o segundo erro: Rodrigo assinalou falta ridícula de Rodrigo Gladiador na lateral da área, lance que resultou na abertura do placar pelo adversário logo aos 5 minutos. Resultado – Um ponto perdido, 1x2;

Corinthians – O time do organizador é sempre beneficiado, e contra o Expresso ainda mais. Nesta partida, Tony inverteu falta quando Cristiano de Souza arrancava livre do meio de campo para marcar o gol da vitória aos 45 do segundo tempo, e na cobrança desta infração o Corinthians chegou à virada. Na garra os boêmio-ferroviários ainda conseguiram um empate ainda mais tardio, e arrancou do adversário os dois pontos que lhe tiraram. Resultado – Dois pontos perdidos, 2x2;

PSG – Mais uma vez o Expresso saiu ganhando, e sofreu a virada por conta da arbitragem de Tony. No primeiro gol, falta inexistente de Nathan Silva apontada ao lado da área, cobrança que resultou no empate. Aos 48 do segundo tempo, com o time pressionando em busca do empate, a não marcação de impedimento escandaloso que resultou no terceiro gol. Resultado – Um ponto perdido, 1x3;

Mônaco – O oponente conseguiu a virada apenas nos acréscimos, depois de ter sido beneficiado por pênalti não marcado pelo árbitro Rodrigo sobre Felipe Rodrigues quando o jogo estava em 1x1. Resultado – Um ponto perdido, 1x2;

Pampa – Aos 49 do segundo tempo Cristiano de Souza teve um gol legítimo anulado, mesmo depois de Adriano ter inventado pênalti na primeira etapa defendido por Mateus Trombetta e não assinalar a mesma infração em favor do Expresso em lance idêntico. Resultado – Três pontos perdidos, 0x1;

Azenha – Maloqueiro garantiu definitivamente a eliminação do Expresso ao assinalar pênalti inexistente de Bruno Rodrigues que resultou no terceiro gol do oponente e, principalmente , ao não anotar duas penalidades a favor do Expresso, uma delas sobre Nathan Silva e a outra sobre Cristiano de Souza, que roubou a bola do goleiro dentro da pequena área e foi derrubado por trás, lance para cartão vermelho. Resultado – Três pontos perdidos, 1x3.

Total de Pontos Sonegados – 12;
Pontuação Real – 20 pontos;
Classificação Real – 2º.

-      PÉSSIMO APROVEITAMENTO DAS BOLAS PARADAS
Em anos anteriores um dos pontos fortes da equipe era o alto aproveitamento das cobranças de falta para a área e a gol, o que este ano simplesmente não ocorreu. Falta de força e de direção impediram que os avantes anotassem nos cruzamentos, e os tiros na barreira e para fora determinaram que nenhuma cobrança direta fosse aproveitada. O time fez apenas um gol de cabeça, anotado por Artur Weiss na estreia, e de lá pra cá praticamente não ganhou lances aéreos, fazendo outros dois gols em bate-rebates de levantamentos de falta em falhas defensivas de Corinthians (Leandro Silveira) e Borrachos (Marco Viola).

-      INEXISTÊNCA DE CONTRAGOLPES
Apenas um gol foi marcado em contra-ataques do Expresso, contra o ABC na segunda partida, jogada iniciada por Cristian Pheula, preparada por Geverton Ost e concluída por Thiago Silva. Lentidão na saída, falta de movimentação, excesso de condução de bola e erros de passe foram os principais fatores que levaram o time a perder uma de suas principais características.

-      SAÍDA LENTA DE TRÁS
Devido à característica de seus jogadores, o Expresso teve dificuldades em sair de trás com qualidade e velocidade. Possui apenas primeiros-volantes em seu plantel, e afora José Staudt, meia que eventualmente joga nesta função, não tem chegada à frente com nenhum outro jogador na função. Bruno Rodrigues foi testado no setor nos últimos jogos para tentar alterar o panorama, mas ainda requer maior noção tática. O problema impediu que a bola chegasse à frente em melhores condições, dificultando que o time surpreendesse os adversários. Além disso, a excessiva condução de bola de alguns de seus armadores prejudicaram o aproveitamento dos lances ofensivos, resultando em jogadas sem criatividade, geralmente previsíveis e suscetíveis à perda da posse de bola.

-      CONDICIONAMENTO FÍSICO PRECÁRIO
Pouquíssimos atletas do elenco tem condições físicas de jogar em bom nível 90 minutos, além de alguns dos jogadores não terem condições de manter a mesma intensidade sequer por 45. Este, por exemplo, foi um dos fatores determinantes para que a equipe encontrasse dificuldades em imprimir o ritmo esperado na rodada dupla do último final de semana, onde o Expresso compareceu com quase 20 jogadores em cada um dos dias, promoveu as 7 alterações permitidas em cada um dos dois jogos e mesmo assim não teve vigor suficiente para conquistar nenhum ponto em 6 disputados contra adversários defasados numericamente e cansados, tendo, inclusive, sido batido fisicamente pelo Azenha no domingo, que possuía apenas um reserva.

-      DESORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
A temporada de 2013 não foi boa para o clube desde o início do ano. A falta de uma direção atuante, troca-troca de funções e transferência de responsabilidades desde a Copa Farroupilha influenciaram diretamente no rendimento da equipe, desassistida externamente. O não comparecimento em algumas reuniões-chave, em especial o congresso técnico que definiu fórmula, horário dos jogos e regulamento geral é um dos exemplos de como o clube demorou para entrar nos eixos, já tendo, neste período, passado por toda uma reformulação de elenco que pouco teve a ver com a diretoria e seus principais colaboradores. Desde a primeira partida o Expresso foi prejudicado pelas arbitragens, numa clara demonstração de falta de respeito dos organizadores para com o clube, visto que não fazia diferença nenhuma para a competição se os boêmio-ferroviários seriam desrespeitados ou não dentro de campo pelos responsáveis pela manutenção da ordem.

Com dificuldade a comissão técnica e a diretoria buscaram compensar o ocorrido com mais aparições que no primeiro semestre, e mesmo que o mal já estivesse feito conseguiram neutralizar parcialmente o pior, e dos oito pontos conquistados pelo time sete foram ganhos na presença do treinador Vinícius Merlo, que foi conhecendo mais de perto as características do grupo apenas com a competição em andamento, o que o impossibilitou de colocar em prática um pouco mais de suas ideias e atrapalhou o entrosamento do elenco com o comando.

Reflexo imediato deste distanciamento com a retaguarda administrativa é visível pela falta de eventos de confraternização do Expresso em 2013, sem nenhum churrasco após os jogos mesmo tendo atuado duas vezes às 10h e pelo menos mais uma ao meio-dia.

No entanto, estão lançadas as bases para uma ótima temporada em 2014. Com um grupo renovado e muito mais jovem, que demonstrou comprometimento com o clube e sua filosofia, a tendência é que o time renda muito melhor dentro e fora de campo, agora mais experiente e com a bagagem de uma competição oficial nas costas. Com uma diretoria mais presente e uma comissão técnica atuante, como foi nos últimos jogos do certame, espera-se que desde a pré-temporada possa-se estabelecer uma linha de atuação mais encorpada, com um grupo mais coeso e ciente de suas qualificações e pontos fracos, a serem trabalhados desde a volta às atividades visando a disputa da Copa Farroupilha. Com a qualidade demonstrada pelo elenco, a presença de jogadores mais experientes e a retaguarda atenta, seguramente o Expresso tem tudo para retomar a caminhada em busca de disputa de títulos e grandes jogos, o que por pouco não aconteceu já neste ano em que tantos problemas foram identificados.


Expresso 2013: resgate do comprometimento e da filosofia do clube.