quinta-feira, 23 de maio de 2013

Iniciada a preparação para a UEFA 2013 !


Iniciada a preparação para a UEFA  

Expresso fez boa partida e foi impedido pelo árbitro Adriano de sair com resultado melhor


Na tarde do último sábado o Expresso entrou em campo já sem pretensões de avançar à segunda fase da Farroupilha. No entanto, aproveitou o compromisso oficial para começar os trabalhos com vistas à UEFA, competição importante a ser disputada no segundo semestre, e a encerrar da melhor maneira possível o certame ainda em disputa.

Mais bem colocado em campo nas últimas três partidas do que nas anteriores, o time vem crescendo de produção jogo a jogo, e mesmo perdendo tem trazido problemas aos adversários, que contaram com erros individuais do time azulado para chegarem às suas vitórias nesta sequencia final de jogos.

Contra o Gaudério, porém, a derrota tem o dedo do árbitro Adriano, já tradicional perito em prejudicar o time. Assim como na final da UEFA 2011, Adriano voltou a apitar – e a errar – contra o Expresso, como já tinha feito em outras duas oportunidades entre a segunda fase da UEFA 2012 e a etapa inicial desta competição. Desta vez o beneficiado foi o Gaudério, que chegou ao segundo gol cometendo falta sobre a zaga em cabeceio no escanteio inexistente apontado pelo juiz, inclusive com o bandeira sinalizando tiro de meta.

É verdade que o primeiro tento surgiu de nova falha defensiva do Expresso na marcação, onde o defensor expressano foi driblado com facilidade pelo avante, que invadiu a área e apenas rolou para o companheiro anotar. Mas no geral o quadro rendeu bem, com posse de bola e marcação firme, ganhando as divididas e chegando com volume de jogo ao ataque.

Descontou em boa jogada de aproximação entre todos os setores, lance que começou ainda no ataque quando a pressão aos zagueiros resultou na recuperação da bola, que caiu para José Staudt na intermediária. Ele girou para Fernando Gutheil, que inverteu para Silva progredir. O lateral calibrou o pé e cruzou na medida para Rodrigo Gladiador subir mais que os zagueiros e testar firme para o arco.
A pressão se deu mais em lances de bola parada, em que o Expresso não conseguiu grande vantagem, mas recuperava a posse da redonda com marcação vibrante e voltava à carga com  novas triangulações.

Leandro Silveira, que vinha bem no meio, foi recuado para a lateral com a entrada de Carlos Fernandez no setor em substituição a Marciel Hein, que estava improvisado e não se adaptou à posição. Logo em seguida, porém, Silveira teve de deixar o campo ao ser atingido numa bola aérea na área boêmio-ferroviária, e Artur Weiss, que seria poupado, foi obrigado a entrar.

A defesa manteve-se sólida, e o ataque insistia nas jogadas de flanco para tentar o empate. No melhor lance, Gladiador recebeu de André Maders e arrematou com grande violência de fora da área para defesa inexplicável do goleiro, que salvou o Gaudério do empate. No minuto final Staudt foi lançado por Rodrigo Gladiador  e ganhou aos trancos e barrancos do defensor, mas foi bloqueado na hora do chute.

Expresso da Madrugada 1x2 Gaudério
PT = 1x2
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 18/05/13
Horário: 12h

Copa Farroupilha
Escalação: Araldo de Souza Neto – Marciel Hein, Marco Viola, Cristian Pheula e Nathan Silva; Fernando Gutheil, André Maders, Vinícius Guimarães, Leandro Silveira e José Staudt(C); Rodrigo Gladiador. (Artur Weiss e Carlos Fernandez). DT: José Staudt.
Gol: Rodrigo Gladiador.

Expresso negocia retorno de Vinícius Merlo

 Depois de praticamente dois anos afastado do comando, treinador pode voltar para a UEFA


Foram muitas as dificuldades apresentadas pelo clube ao longo deste período. Ainda assim, disputou uma final em 2011 e por muito pouco não chegou às semis em 2012. Para isso, colocou à prova suas mais importantes características, como a união e o companheirismo para realizar boas campanhas em metade das competições de que participou. No entanto, nenhum clube pode sobreviver muito tempo ao comando de Martin Both. O técnico beberrão chegava embriagado na beira do campo e escalava a equipe unicamente por suas preferências pessoais, por ordem de beleza. Rodrigo Gladiador, de pescoço duplo e 1,95cm de altura, jamais foi preterido apesar da má condição técnica. Rodrigo Dresch, chamado de viking pelo antigo comandante, permanecia sendo escalado mesmo em mau momento, comprometendo o trabalho árduo dos que ainda tentavam fazer alguma coisa.

Depois de quase dois anos aturando os estrelismos da Comissão Técnica, o elenco se rebelou. Determinado, exigiu a rescisão do contrato de Both, o não pagamento da multa rescisória estipulada em 10 ovelhas e iniciou as tratativas com um técnico de verdade.

Merlo sinaliza com a aceitação do convite, e deverá chegar a Porto Alegre ainda nesta manhã para reunião com os representantes dos jogadores. Marco Viola, um dos responsáveis pelo levante, relatou ao Madrugada Expressa os desmandos do antigo Diretor Técnico: “Primeiramente deixou de comparecer aos churrascos do grupo. Quando vinha, não trazia a ovelha, ou apenas 100g para consumo individual. Depois, passou a proteger seus jogadores preferidos e que não rendiam absolutamente nada em campo. Me associei a alguns companheiros para darmos um basta na situação. André Maders, brigadiano, foi um dos que me acompanhou nas ações, ameaçando os que discordavam com a arma na mão. Revolucionamos o Expresso. Agora a coisa vai mudar!”.

Procurado pela redação o treinador não quis gravar entrevista, mas fontes confirmam que estava por trás da queda de Martin, tendo iniciado as conspirações quando o treinador passou a tentar fabricar cerveja ao invés de comparecer às partidas. E pior: nunca sequer levou um engradado para as confraternizações.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Volta das goleadas. Expresso eliminado!


Volta das goleadas. Expresso eliminado  
Entregando 4 dos últimos 4 gols sofridos, nem mesmo a reorganização tática salvou o time

Não faltou luta aos expressanos no último sábado, assim como já não havia faltado no penúltimo e em outros sábados anteriores. Na maioria deles, diga-se de passagem. No entanto, faltaram muito mais coisas. Tecnicamente sofrível, o time teve o castigo que merecia na Copa Farroupilha, e a eliminação com duas rodadas de antecipação num grupo de 9 clubes em que classificavam 6 serve de motivo para uma reavaliação completa do grupo de jogadores.

Neste último compromisso todos os gols saíram em erros individuais, assim como já havia acontecido contra o 11 Canarinhos, em vários contra o Menino Deus, e assim por diante. Erros primários de passe ou de posicionamento afundaram o time a profundezas até então desconhecidas, e agora somente a reestruturação pode colocar o clube de volta nos trilhos.

O começo do jogo, todavia, foi promissor. Logo a dois minutos Cristian Pheula fez boa jogada e abriu na esquerda para José Staudt, que cruzou com grande perigo para Marciel Hein no meio da defesa. Antes que o veterano avante conseguisse anotar, entretanto, apareceu o zagueiro para dar um tapa descarado na bola e evitar o gol, sendo, ainda, assinalada falta inexistente sobre o mesmo. Na sequencia José Staudt cobrou falta no segundo pau e Arthur Weiss subiu mais que todo mundo para testar com força a centímetros da trave direita, bola que ainda raspou na rede pelo lado de fora com o goleiro batido.

O Pampa não entrava na área, apesar do predomínio territorial. Sem profundidade nos lances, errava passes na tentativa de infiltrar, mas nenhuma vez o Expresso foi capaz de articular algum contragolpe perigoso, lento e incompetente tecnicamente para acertar 2 passes seguidos. Depois de errar mais uma vez, sofreu o primeiro gol em tiro violentíssimo e indefensável de fora da área. Aos 35 sofreu o segundo em lançamento de 60 metros às costas da linha defensiva. Com o 2x0 no intervalo ficou difícil para o time recuperar-se na etapa final.

Os problemas principais foram corrigidos na etapa final com a entrada de Vinícius Guimarães na meia-cancha e a retirada de um avante, já que ofensivamente não surtia efeito e defensivamente deixava a equipe exposta.

Os boêmio-ferroviários avançaram sobre o campo do Pampa e passaram a pressionar, ainda que sem muita penetração. Leandro Silveira entrou em substituição a Rodrigo Gladiador e deu mais mobilidade ao ataque, ajeitando de primeira e ingressando na área para tentar receber os cruzamentos. O time explorou bem as jogadas de flanco, mas os levantamentos foram perdidos por poucos centímetros. O melhor lance apareceu quando José Staudt fez levantamento de falta e Rodrigo Dresch ajeitou de peito para Marco Viola perder incrível oportunidade de dentro da pequena área, escorando de tornozelo pela linha de fundo. Ainda houve excelente chance de descontar quando Guimarães rolou para Staudt na entrada da área e este bateu por cima do alambrado ao invés de rolar para Silveira, que entrava livre na marca do pênalti.

Nos minutos finais mais uma vez o Expresso se complicou ao demorar para definir para quem passar a bola e entregou-a de presente para o adversário, que lançou o companheiro às  costas da defesa e Araldo Neto não teve alternativa senão cometer o pênalti, que foi cobrado com extrema categoria para definir o escore em 3x0.

No próximo sábado a equipe volta a campo para enfrentar o Gaudério e já aproveita para começar a preparação para a UEFA, daqui a longínquos 2 meses e meio. A ideia é manter a mobilização dos jogadores com amistosos em todas as semanas, dando mecânica de jogo ao esquema, além de buscar a evolução física do grupo de atletas e dar espaço para novos jogadores.


Expresso da Madrugada 0x3 Pampa
PT = 0x2
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 11/05/13
Horário: 16h

Copa Farroupilha
Escalação: Araldo de Souza Neto – Diego Rosner, Rodrigo Dresch, Arthur Weiss e Nathan Silva; Marco Viola, André Maders, Cristian Pheula e José Staudt(C); Rodrigo Gladiador e Marciel Hein. (Fernando Gutheil, Leandro Silveira e Vinícius Guimarães). DT: José Staudt.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fim das goleadas contra o Expresso


Fim das goleadas contra o Expresso  
Equipe boêmio-ferroviária deu basta na humilhação e agora vai em busca do milagre

E foi assim que se encerrou o ciclo de fracassos retumbantes do Expresso na Copa Farroupilha. Com luta comum à sua história, com companheirismo dentro e fora de campo, e com o olhar no horizonte, os soldados expressanos demonstraram no último sábado que, de derrota em derrota, que vão brigar até a última gota de sangue pela classificação à segunda fase; que estão vivos; e que tem vergonha na cara!

Mudou tudo: da postura defensiva à organização tática; da luta pelo terreno à técnica para jogar, tudo foi diferente. Consciente da estratégia traçada para o jogo e mantendo-se fiel a ela, o time primeiro dedicou-se a neutralizar o oponente para depois procurar ameaçar no ataque. Não cedeu espaço algum para penetração na área, e num lance isolado, quando desperdiçou a posse da bola que possuía, cometeu a falta que resultou no golaço através do tiro direto de fora da área logo aos 12 minutos, impossível de ser evitado por Araldo Neto.
Não se abateu, no entanto, o elenco, e tratando de colocar a redonda no chão teve retenção de bola, teve aproximação e teve chegada à frente. Os cruzamentos e dribles, todavia, ficaram abaixo do necessário para dar ao time a chance viva, apesar de, em pelo menos 4 oportunidades, o momento ter se desenhado excelentemente para a anotação do gol, em lances onde o ataque foi pego em impedimento: duas com Marciel Hein, uma com Rodrigo Dresch e outra com Arthur Weiss.

Na segunda parte do jogo o avanço sobre o campo adversário foi ainda maior, tendo em vista que não mais acontecia a troca de passes qualificada no campo expressano por parte dos Canarinhos. Defensivamente perfeito, com Vinícius Guimarães e Cristian Pheula fechando os flancos e ajudando no combate a meias e atacantes; organizado na meia-cancha e com ótimo controle de bola e aproximação entre Fernando Gutheil, André Maders, Carlos Fernandez e José Staudt; e com velocidade na frente a partir das arrancadas de Bruno Rodrigues e Marciel Hein, o oponente dedicou-se exclusivamente a defender.

Com as entradas dos Rodrigos Veiga e Gladiador na vanguarda e de Marco Viola no meio o time ganhou mais fôlego para tentar o empate, e quase chegou ao gol em arremate violento de José Staudt de fora da área, em que o goleiro, batido, voou somente para fazer a foto. Veiga também tentou o tiro de fora, mas o guarda-metas estava atento e segurou firme. E no mais das vezes, o Expresso explorava os lances de faltas laterais e cruzamentos para tentar igualar, mas o excelente posicionamento da defesa laranja impediu, segurando-se de qualquer maneira, que os azulados conquistassem ao menos um ponto no embate, encerrado já sob a luz das estrelas.

Agora, para a partida de sábado contra o Pampa, tradicional adversário contra quem apenas a vitória interessa, o Expresso vai para sua derradeira oportunidade de fazer história nesta competição. Apenas as três vitórias poderão dar uma chance razoável ao time de passar, mas cada um dos passos depende da execução do primeiro deles. É a última rodada! Se sobrevivermos, teremos mais duas. Uma de cada vez. Até a vitória final!

Expresso da Madrugada 0x1 11 Canarinhos
PT = 0x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 04/05/13
Horário: 16h
Copa Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Vinícius Guimarães, Rodrigo Dresch, Arthur Weiss e Cristian Pheula; Carlos Fernandez, Fernando Gutheil, André Maders e José Staudt(C); Bruno Rodrigues e Marciel Hein. (Marco Viola, Rodrigo Gladiador e Rodrigo Veiga). DT: José Staudt.

domingo, 5 de maio de 2013

Resultados da 6a Rodada e Classificação !














CLASSIFICAÇÃO


CHAVE APJVEDGPGCSG
IPANEMA177520251213
MÔNACO16651021417
ABC/TECHNOCORP1565011697
AZENHA9623115141
ALIANÇA762131013-3
BORRACHOS6620414131
CHUBASA561231018-8
LAR. MECÂNICA56123919-10
EXP. MADRUGADA16015521-16
CHAVE BPJVEDGPGCSG
CORINTHIANS13641113103
PERESTROIKA10631214104
BAZAR MIMO1063121394
MENINO DEUS96303261511
GAUDÉRIO8622215114
ALL BLACKS862221920-1
11 CANARINHOS762131011-1
PAMPA57124814-6
DÍNAMO26024525-20







































Resultados da 6a Rodada - 04/05/2013


Hora                Resultados                                                                              

09:30                BORRACHOS    2        x 4    ALL BLACKS              

09:30                ABC/TECHNOCORP    2 x 1    BAZAR MIMO               

09:30                MÔNACO    4 x 0    DÍNAMO                                    

12:00                CHUBASA    0 x 4    PERESTROIKA                         

12:00                AZENHA    4   x 4    GAUDÉRIO                                 

14:00                ALIANÇA    2 x 3    CORINTHIANS                          

14:00                LAR. MECÂNICA    3 x 6    MENINO DEUS            

16:00                IPANEMA    3 x 1    PAMPA                                                 

16:00                EXP. MADRUGADA    0 x 1    11 CANARINHOS