segunda-feira, 29 de abril de 2013

Nova derrota!

Show expressano: pior em tudo!
Insatisfeito em ser pior ataque, time leva 9 e agora é o (quase) pior também atrás 

Talvez seja necessário rever os conceitos da crítica, pois mais alguns jogos apresentando este nível e nem será possível encontrar palavras para descrever ou criticar as atuações do Expresso na Taça Farroupilha. Em mais uma atuação surreal, os azulados foram massacrados pelo Menino Deus e levaram inacreditáveis 9x2, sofrendo gols em quase todos os ataques adversários.

Lá pelos 20 minutos o escore já era 2x0, em lances ridículos de falhas individuais e coletivas. Batendo cabeça atrás, a defesa sobrava com dois homens, abrindo espaços no meio-campo e, depois, sofrendo para evitar a invasão da área. No primeiro gol, Araldo Neto rebateu, e quando foi finalmente segurar, foi chutado por um dos companheiros que tentava afastar, devolvendo-a para a frente da área. O oponente recolheu e, com categoria, abriu o placar em chute colocado. No segundo gol, o tiro enviesado passou por pelo menos duas furadas da defesa até chegar ao atacante livre no bico da pequena área, que teve o trabalho árduo de empurrar para o gol vazio. O terceiro gol nem lembramos como ocorreu...

Depois de tudo isto o Expresso ainda teve forças para descontar. Após jogo perigoso na área o time anotou com José Staudt em cobrança de tiro indireto, e poderia ter mudado a história do confronto não fosse o gol de falta num chute da intermediária no melhor estilo balão um minuto depois do tento boêmio-ferroviário.

Os 4x1 no intervalo refletiram bem o que foi o jogo, com a articulação precária das jogadas ofensivas, com perda de lances de maneira infantil, falta de cobertura, de vibração e, principalmente, de solidariedade.

Lesionado, Diego Rosner deu lugar a Geverton Ost, que entrou na meia a assim alterou a disposição tática do time, que saiu do 3-5-2 de volta para o 4-4-2. Por alguns minutos surtiu efeito, tanto que a equipe voltou dominando o jogo, apertando o MD e criando oportunidades. Rodrigo Veiga lançou Rodrigo Gladiador e este driblou o goleiro para descontar. O zagueiro salvou em cima da linha, mas ela voltou para Gladiador, que chapeleou o zagueiro contrário e fuzilou o arqueiro, finalmente diminuindo.

O gol motivou o Expresso a seguir em cima, e por 3 vezes por muito pouco não encostou no placar: na primeira, José Staudt, que então já atuava como lateral esquerdo, tabelou com Fernando Gutheil e limpou o adversário na meia-lua, batendo desequilibrado por cima e perdendo grande oportunidade; na segunda, Gladiador recebeu cruzamento da esquerda e matou no peito, girou e a bola estourou no zagueiro na marca do pênalti; na terceira novamente o homem de 3 metros recebeu na cabeça da área e limpou para a direita abrindo espaço para o petardo indefensável, que explodiu inexplicavelmente em outro defensor perdido no meio do caminho, impedindo, assim, o gol que colocaria fogo na partida. O lance final ocorreu quando, após escanteio, Ost tentou o arremate de primeira da entrada da pequena área. Ela passou e voltou para ele, que atirou prensado. No rebote, dominou de costas e tentou servir o companheiro no interior da área, mas a zaga cortou. No contragolpe Leandro Silveira foi atingido ao tentar impedir o gol, lance que o árbitro Tiago ignorou, como de resto fez com quase todas as faltas cometidas pelo MD durante os 90 minutos. O gol saiu na sequencia, e então Tiago aplicou cartão amarelo ao jogador aurinegro responsável pela falta em Silveira, que também foi amarelado, assumindo o erro e prejudicando mais uma vez o Expresso. Os demais gols saíram todos de contragolpes, em falhas de posicionamento, cobertura, em lances de desinteligência dos jogadores de marcação, que davam botes sem cobertura, e em erros do bandeira Wellington, que estava completamente irreconhecível no último sábado.

Expresso da Madrugada 2x9 Menino Deus
PT = 1x4
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 27/04/13
Horário: 10h
Copa Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Marco Viola, Rodrigo Dresch e Leandro Silveira; Vinícius Guimarães, Carlos Fernandez, Rodrigo Veiga, José Staudt(C) e Diego Rosner; Rodrigo Gladiador e Fernando Gutheil. (Geverton Ost). DT interino: José Staudt.

Gols: Rodrigo Gladiador e José Staudt.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Velha manchete: nova derrota


Velha manchete: nova derrota
Cota de insucessos supera a média histórica e deixa o time em Estado de Emergência

Em mais uma atuação abaixo da crítica, boêmio-ferroviários sofreram outra goleada e agora são o pior time do certame em quase todos os quesitos, com a terceira pior defesa e o pior ataque.

A proposta era simples de ser levada a cabo: defender ferrenhamente e contra-atacar. Começava a surtir efeito, mas  uma desorganização tática acabou com a proposta, e os espaços, até então inexistentes para o Perestroika, não tardaram a aparecer. Na primeira brecha a defesa foi surpreendida por um passe pelo meio, que achou o avante livre na cara de Araldo Neto. O gigante guarda-metas saiu com perfeição, fechou o ângulo e o veloz adversário não conseguiu anotar. Na sequência, entretanto, não perdeu: em mais uma bola enfiada no espaço deixado pela marcação, Araldo foi driblado e o rival abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo.

A fidelidade às instruções táticas foi cobrada dos jogadores no intervalo, e o time melhorou bastante. O quadro teve a oportunidade de empatar com as entradas de Rodrigo Gladiador e Fernando Gutheil, principalmente depois que o Perestroika ficou com um homem a menos. Mas foi tudo por água abaixo quando André Maders foi expulso. De volta à igualdade numérica, levou o segundo gol quando era melhor, em rebote de escanteio da meia-lua da grande área.

Nos minutos finais, Cristian Pheula, que teve atuação segura, foi expulso por segundo cartão amarelo, o que ajudou a piorar ainda mais a situação do time, que levou o terceiro.

Expresso da Madrugada 0x3 Perestróika
PT = 0x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 20/04/13
Horário: 10h
Copa Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Diego Rosner, Cristian Pheula, Artur Weiss e Douglas del Rosso; André Maders, Carlos Fernandez, José Staudt(C) e Rodrigo Veiga; Cristiano de Souza e Geverton Ost. (Bruno Rodrigues, Fernando Gutheil, Leandro Silveira, Rodrigo Gladiador e Vinícius Guimarães). DT: Martin Both.

sábado, 13 de abril de 2013

Rodada adiada pelo Sol!


Inédito: sol transfere a rodada
Jogos estavam confirmados enquanto garoava na quinta e na sexta. Sol de hoje foi fatal

Pela primeira vez na história do futebol uma rodada foi transferida por causa do tempo firme. E não estamos falando de partidas a serem realizadas no deserto de Atacama ou no Vale da Morte. Nada disso. Os jogos cancelados referiam-se à 4ª rodada da Copa Farroupilha, no mais bonito dia e com a melhor temperatura do ano. Apesar de todos os espaços públicos das cidades da região metropolitana estarem lotados, e com seus campos terríveis e sem drenagem secos, não foram liberados os gramados do CT Muradás.

Procurado pela reportagem do Madrugada Expressa, um dos responsáveis pela manutenção do campo, que pediu anonimato, declarou: “Esperávamos o aparecimento do sol desde o meio da semana, quando Cléo Kuhn, da RBS, afirmou que choveria. No entanto, desta vez ele acertou, prejudicando os clubes, que foram avisados em cima da hora. Na semana que vem, à menor possibilidade de sol prometo avisar do cancelamento com pelo menos 12h de antecedência, afinal os raios U-Violeta andam muito perigosos. Mas fiquem atentos: se chover os jogos serão confirmados!”

Imagem registrada na manhã deste sábado comprova: falta de chuva inviabilizou a utilização do CT.




RODADA CANCELADA !


ATENÇÃO !

DEVIDO ÀS CHUVAS, A RODADA ESTÁ CANCELADA !

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Desta vez, vamos jogar os 90 minutos !

            


VAMO EXPRESSO !!!

Jogo de 45 minutos

Pra começar a jogar 90 minutos
Fazendo sempre meia partida, Expresso segue sem vitórias na Farroupilha

Foi um bom segundo tempo. O primeiro nem iremos discutir, visto que teríamos que apontar apenas erros defensivos de marcação, técnica e posicionamento. Teríamos que falar do desinteresse pelo cumprimento das determinações táticas ou da desatenção dos atacantes na marcação, complicando o time defensivamente desde a saída de bola do Corinthians, o que resultava num latifúndio livre de combatentes azulados na meia-cancha. Teríamos que falar até mesmo que alguns jogadores deveriam comprar uma bola para si e trazê-la para o jogos, de modo a não monopolizar a mesma que os outros disputam. Porém, diríamos especialmente que aos 4 minutos o adversário abriu o placar com erro lamentável de marcação e de cobertura, e aos 10 ampliou numa pixotada digna apenas do zagueiro Cris, do Grêmio. Para finalizar, diríamos que o terceiro gol veio em jogada pelo flanco esquerdo desguarnecido, e que foram expulsos Rodrigo Dresch e Nathan Silva ainda na primeira etapa. 

Portanto falemos da segunda etapa, que foi melhor. Foi quando o Expresso acordou. Voltou a ser o Expresso de sempre, mesmo com atraso de 45 minutos. E com dois a menos encarou os 11 contrários com garra incomparável, e que às vezes desaparece por alguns jogos para depois voltar até o fim do ano.

A zaga original já não existia mais. Viola manteve-se mais um pouco, aí já com grande atuação, e deu lugar a Cristian Pheula, que parecia um gigante. Assim como Carlos Fernandez, recuado para o setor mais próximo do arqueiro Araldo Neto. Na direita, depois da saída de Guimarães, apareceu o veterano Marciel Hein, que ia e vinha como se tivesse 16 anos. Pela esquerda, José Staudt, deixando o meio de campo para impedir o Corinthians de ampliar. Esta era a única ambição do time, impedir mais gols do adversário. Mas com isso, quem sabe pudesse descontar.

O meio voltou composto por André Maders, Rodrigo Veiga e Geverton Maders. E posicionou-se de maneira perfeita à frente da zaga. Mesmo numa linha de 3, faltando, assim, um homem para ajudar, fecharam o setor de maneira a permitir apenas jogadas pelos lados, onde caíam sempre na marcação boêmio-ferroviária. E assim o time começou a ameaçar na frente. André Maders, de atuação brilhante, foi quem saiu com a bola dominada de trás e arrastou os adversários à sua frente como um camburão velho da Brigada. Chegou à meia-lua com ela dominada e à feição para bater com o seu pé esquerdo, que não é o melhor. Trouxe para o outro e largou para o lado, onde entrava Schimitt. O artilheiro dominou, avançou um pouco e bateu com violência, descontando para 1x3. 

O resultado não importava tanto quanto a postura dentro de campo. Vibrantes, os jogadores haviam se indignado com a situação, e pareciam, pela primeira vez, disputando uma partida de competição em 2013. O time ainda teve oportunidade de descontar mais uma vez antes que um gol de jogada ensaiada esfriasse a reação marinho-celeste. Mas este evento não alterou a disposição dos jogadores, que mantinham na cabeça a necessidade de resistir à pressão do Corinthians, que continuava querendo ampliar. Araldo Neto, então, surgiu como uma barreira. Fechou o arco, com defesas magistrais. Duas impressionantes: a primeira no ângulo depois de tiro colocado, tocando com a ponta dos dedos para escanteio, a la Cássio contra o Chelsea; e a outra depois que José Staudt salvou o gol sobre a linha e a bola voltou para o meio da área, de onde partiu o arremate fulminante que explodiu no seu peito e foi rechaçado pela defesa com um bico para o espaço.

Nada mudou quando Fernando Gutheil entrou na volância e Geverton Maders passou ao ataque. A defesa continuava intransponível, chegando junto, e o ataque levando vantagem sobre os defensores, ainda que sem grande efeito devido ao isolamento. Por pouco o time não descontou mais uma vez em ótima cobrança de falta de Geverton Maders, que o goleiro raspou para escanteio no rodapé direito.

Ao final, o resultado acabou sendo justo pela dedicação expressana na segunda etapa, garantindo que o saldo não fosse para a lua mesmo com 2 homens a menos e possibilitando que o time possa se recuperar em rodadas posteriores. Neste sábado o compromisso será às 9h30 contra o Perestróika, time soviético cujo mascote é o ex-presidente Mikhail Gorbatchev, responsável direto pela extinção do país e recebido com festa nos EUA por ter ajudado e desestabilizar todo o bloco socialista.



Expresso da Madrugada 1x4 Corinthians
PT = 0x3
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 06/04/2013
Horário: 14h
Taça Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Vinícius Guimarães, Rodrigo Dresch, Marco Viola e Nathan Silva; André Maders, Carlos Fernandez, José Staudt(C) e André Silva; Cristiano de Souza e Fabiano Schimitt. (Cristian Pheula, Fernando Gutheil, Geverton Maders, Marciel Hein e Rodrigo Veiga). DT: Martin Both.

Gol: Fabiano Schimitt.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Empate saiu até barato



Empate saiu até barato
Expresso fez péssima apresentação e só não perdeu porque sua estrela brilhou mais forte

Depois de apresentar uma série de problemas técnicos e de posicionamento na partida contra o Dínamo, o time agora volta a campo no próximo sábado, 14h, contra o tradicional adversário Corinthians. Deve estar bastante desfalcado para o embate, apesar de possuir elenco numeroso. Para o encontro, precisa recuperar o futebol apresentado no final do ano passado, e ainda ausente em competições na atual temporada depois de bons jogos amistosos.

As lesões de Felipe Pacheco e Artur Weiss ainda no primeiro tempo ajudaram o time a se desorganizar bastante, alterando completamente a dupla de zaga, mesmo com a qualidade de Rodrigo Dresch e Marco viola. O meio de campo simplesmente não funcionou, com muitos erros de passe entre Carlos Fernandez, José Staudt, Vinícius Guimarães e André Maders. O ataque, com Marciel Hein e Cristiano de Souza, não conseguiu impedir as subidas dos laterais, e sobrecarregou os companheiros que jogavam pelos flancos, Nathan Silva e Diego Rosner. Araldo Neto, com isso, teve que trabalhar.

O primeiro gol do jogo, mesmo assim, foi do Expresso, e Cristiano de Souza aproveitou belo lançamento de Guimarães às costas da zaga para desviar com categoria do arqueiro.


O Dínamo, porém, era melhor e empatou em falta que não houve. Lance bisonho da defesa, que falhou grotescamente ao tentar cortar o cruzamento – José Staudt furou na área –  resultou no tento quando a bola voltou para o flanco e depois para a meia-lua, onde um chute colocado venceu o goleiro azulado para deixar tudo igual.

Staudt ainda recolocou o Expresso em vantagem em cobrança de falta malfeita que o goleiro aceitou, mas na segunda etapa o Dínamo voltou a empatar, agora em erro de arbitragem vergonhoso, que não apontou falta sobre Marco Viola e nem impedimento escancarado.

Leandro Silveira entrou com vontade na frente, e Fabiano Schimitt demonstrou muita qualidade nos dribles e passes; Bruno Rodrigues mostrou personalidade ao insistir nas jogadas ainda sem ritmo de jogo, e Cristian Pheula contribuiu na busca pela pressão final e impediu contragolpe que poderia ser definitivo contra o Expresso. E no último minuto, depois de receber passe preciso de Schimitt, José Staudt atirou para fora da frente do gol perdendo o gol mais feito da história da Copa Farroupilha.

Expresso da Madrugada 2x2 Dínamo
PT = 2x1
Local: CT Muradás, Canoas
Data: 23/03/2013
Horário: 12h
Taça Farroupilha

Escalação: Araldo de Souza Neto – Diego Rosner, Artur Weiss, Felipe Pacheco e Nathan Silva;  André Maders, Carlos Fernandez, Vinícius Guimarães e José Staudt(C); Cristiano de Souza e Marciel Hein. (Bruno Rodrigues, Cristian Pheula, Fabiano Schimitt, Leandro Silveira, Marco Viola e Rodrigo Dresch). DT: Martin Both.
Gols: Cristiano de Souza e José Staudt.